Renan Filho é eleito senador por Alagoas

Com mais de 56,29% dos votos, o ex-governador de Alagoas assumirá a cadeira de Fernando Collor (PTB) no Senado.

Renan Filho | © Reprodução

Renan Filho | © Reprodução

O ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), foi eleito senador pelo estado, nas eleições deste domingo (2/10). Em todas as pesquisas divulgadas nos últimos meses, o político se manteve na liderança da disputa ao Senado, seguido de Davi Davino Filho (PP), cenário que se concretizou.

Nas eleições deste ano, apenas uma vaga de senador por Alagoas estava disponível. A cadeira disputada pelos candidatos foi a do senador Fernando Collor (PTB), já que o seu mandato chegará ao fim em dezembro e ele decidiu se candidatar ao governo do estado.

A vitória de Renan foi oficializada por volta das 21h46, quando 93,66% das urnas tinham sido apuradas. Na parcial que confirmou o resultado, o candidato do MDB somava mais de 780.363 de votos, contra 593.842 atribuídos a Davi.

No dia 2 de abril deste ano, o político renunciou ao cargo de governador do Estado de Alagoas antes do tempo, depois de 7 anos e 3 meses na função, e sem poder se reeleger, para disputar uma vaga ao Senado pelo estado. Com a sua renúncia, foi realizada uma eleição indireta, onde Paulo Dantas (MDB) foi eleito o novo chefe do executivo estadual.

Renan Filho tem 42 anos e é natural de Murici (AL). Filho do senador Renan Calheiros (MDB), ele é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). O político já foi prefeito de Murici, deputado federal e governador de Alagoas por dois mandatos. E, agora, foi eleito senador pelo estado.