Renan Filho é contra proposta de voto impresso

O governador de Alagoas é um dos 13 governadores que se posicionaram contrários à proposta.

Renan Filho, governador de Alagoas - @BR104

Renan Filho, governador de Alagoas - @BR104

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), se manifestou contrário à adoção do voto impresso no sistema eleitoral, conforme propõe o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de Renan, outros 12 governadores reprovam a mudança na urna eletrônica, de acordo com um levantamento feito pelo Poder360.

Em meio a uma intensa crise política no governo, Bolsonaro continua mantendo o discurso de que é necessário que o Congresso aprove o texto que prevê o voto auditável, e por diversas vezes, chegou a fazer ameaças de que sem o voto impresso, não haverá eleição em 2022.

Nesta semana, o ministro da Defesa, comandante Braga Neto, foi acusado de ter enviado um recado para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), repetindo a ameaça de Bolsonaro, de que não haverá eleição se não houver mudança nas urnas. Mais tarde, Braga neto negou a notícia, mas não antes de o caso constranger o governo e perder ainda mais apoio sobre o tema.

Dos 27 governadores, 13 são contra a proposta do voto impresso, 9 não responderam a pesquisa, 4 não se posicionaram a favor ou contra e apenas 1, Mauro Carlesse (PSL-TO), se posicionou favorável ao voto impresso.