Eleições 2022

Quem é Cícero Albuquerque, o professor que “botou quente” em Collor durante o debate

Candidato ao governo de Alagoas, Cícero Albuquerque foi destaque nos dois debates com os outros candidatos.

Publicado: | Atualizado em 06/09/2022 10:30


Cicero Albuquerque e Fernando Collor
Cicero Albuquerque e Fernando Collor

Quem assistiu o debate da TV Mar, que aconteceu na noite desta segunda-feira (05/09), se surpreendeu com o desempenho do professor Cícero Albuquerque (PSOL), candidato ao governo de Alagoas que, por diversas vezes, emparedou o senador Fernando Collor (PTB).

Mas quem é Cícero Albuquerque?

Cícero Ferreira de Albuquerque é um alagoano de Atalaia. Filho de Romeu Ferreira de Albuquerque, maquinista da extinta Rede Ferroviária Federal, e de Maria Nazaré dos Santos, merendeira aposentada de uma escola pública do município de Atalaia. Ele é pai de dois filhos: Vinícius (30 anos) e Maurício (20 anos).

​Graduado em História, fez mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Sociais. Hoje é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com exercício no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias, o CECA.

Antes disso, foi professor da Unidade Palmeira dos Índios da UFAL, por dez anos, e seu coordenador durante três. Foi professor da rede estadual de ensino público em diversas escolas e lecionou também em faculdades particulares de Maceió. Na UFAL, construiu com colegas e educandos, o Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias e Sociais de Alagoas – GECASA.

​Começou sua experiência de impacto social participando do Grupo de Jovens São João Batista, na paróquia de Atalaia. Militou no movimento estudantil, sendo, no ensino médio, presidente de grêmio e diretor da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA). Na faculdade, presidiu o centro acadêmico do seu curso.

A experiência de militância político-partidária vem de quase quarenta anos, militou no Partido dos Trabalhadores (PT) durante três décadas e atualmente no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

​O Movimento de Educação de Base (MEB), organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é parte fundamental dessa história. Nele, Cícero foi assessor entre as décadas de 1980 e 1990. Atualmente, é colaborador voluntário do MEB e de outros movimentos populares.

O caminho que fez até aqui envolve também pesquisa e estudos nas seguintes áreas: relações de trabalho na região canavieira, campesinato, migração camponesa, agriculturas, saberes saudáveis, agroecologia, soberania e segurança alimentar. Nesse seguimento, escreveu os seguintes livros: Cana, Casa e Poder (Maceió, EDUAL, 2009), e Campesinato e Migração em Alagoas (Maceió, EDUFAL, 2017). Além dos livros, tem artigos e capítulos de livros publicados em periódicos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Partido de Bolsonaro deve pedir anulação das Eleições 2022

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tinha afirmado que o partido aguardaria o relatório das Forças Armadas para se posicionar.


Intervenção Federal | © Google Imagens
Eleições 2022
Em nota, Forças Armadas defendem manifestações, mas condenam “excessos”

Os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta sexta-feira (11/11).


Alexandre de Moraes | © Reprodução
Eleições 2022
Após receber relatório da Defesa, Moraes exalta as urnas eletrônicas: “Orgulho nacional”

Moraes alega que recebeu com satisfação o ofício, que não atestou nenhum fraude ou inconsistência no processo eleitoral.


Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Relatório do Ministério da Defesa não aponta fraudes nas Eleições 2022

O ofício frustra as expectativas do grupo político de Jair Bolsonaro (PL) que esperava o contrário.


Urnas começam a ser distribuídas em locais de votação em União dos Palmares — © Ilustração
Eleições 2022
Ministério da Defesa deve apresentar hoje relatório de fiscalização do sistema de votação

O ministério publicou, nesta terça-feira (8/11), uma nota, informando que o documento será entregue ao TSE nesta quarta-feira (9).