Prazo para regularizar título de eleitor está chegando ao fim

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos.

Jovem segura título de eleitor | © Reprodução/Política e etc

Jovem segura título de eleitor | © Reprodução/Política e etc

Ainda dá tempo de tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições deste ano. Faltam exatamente seis dias para o fechamento do cadastro eleitoral, no dia 4 de maio. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos.

Passado o prazo, quem ainda tiver pendências na Justiça Eleitoral, não poderá votar nas eleições deste ano – que ocorrem em 2 de outubro; e nos locais em que houver o segundo turno, em 30 de outubro – que definirão os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

De acordo com dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), divulgados no último dia 25 de abril, 34.774 eleitores alagoanos que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas estão com o título cancelado e precisam regularizar sua situação.

“O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista faltam poucos dias para o prazo final para esta regularização. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral”, disse o desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TRE/AL.

Para se regularizar, o eleitor deve acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, emitir a guia de pagamento de multas e fazer a solicitação de regularização através do Autoatendimento ao Eleitor. Os cartórios eleitorais de todo o Estado também estão atendendo presencialmente, das 7h30 às 13h30.

Ainda segundo o desembargador Praxedes, “a coleta biométrica permanece suspensa como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19. Assim, quem não coletou as digitais e nem tirou a fotografia, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo”. Mas quem não quiser comparecer presencialmente, pode efetivar todos os serviços cartorários através do Autoatendimento ao Eleitor, inclusive imprimir o título em casa.