
Embora ainda não tenha sido divulgada nenhuma pesquisa recente sobre a disputa eleitoral na Zona da Mata, os principais candidatos que disputarão o voto do eleitor nessa região já são velhos conhecidos da população.
Talvez, o mais popular entre eles, seja o ex-deputado federal João Caldas. Ele também já foi prefeito do município de Ibateguara, onde tem sua principal base eleitoral.
Caldas é o pai do prefeito de Maceió, JHC (PSB), e esposo da agora senadora Dra. Eudócia Caldas, recém empossada na vaga de Rodrigo Cunha, que se ausentou do mandato para disputar o governo de Alagoas.
Mesmo não morando na região há muito tempo, João Caldas nutre um bom relacionamento com políticos locais, além de manter uma das principais rádios da região, a Quilombo FM, que tem dezenas de milhares de ouvintes.
Quem também disputará o voto para federal na Zona da Mata, é o jovem Bruno Lopes (PV), ex-vereador de União dos Palmares e o principal nome da chapa que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de União, nas eleições de 2020.
Com uma atuação voltada para o social, enquanto vereador, Bruno manteve uma ambulância para ajudar a população e fez diversos eventos com foco na arrecadação de alimentos, que resultaram na distribuição de toneladas de cestas básicas.
Esse trabalho lhe rendeu o apoio de várias comunidades, através de líderes comunitários que seguem engajados em sua campanha, na disputa a uma das vagas de deputado federal na região.
O ex-prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, é outro nome da Zona da Mata que disputa o voto do eleitor. Sempre sob a orientação do seu pai, o experiente Neno da Laje, Rodrigo fez aliança com Arthur Lira, presidente da Câmara, e vem desenvolvendo uma campanha mais voltada para as mídias sociais.
Já o Paulinho, procurador federal, que por muito tempo ficou conhecido em União dos Palmares como “Paulinho do PT”, irá disputar uma vaga pelo PSB.
Apesar de não estar em evidência por quase uma década na política palmarina, Paulinho tem uma militância que costuma marchar com ele sempre que se dispõe a concorrer a algum cargo.
Esses são os principais nomes da Zona da Mata que disputarão a vaga de deputado federal, e que buscam o voto para representar a região.