Eleições 2022

Lira lança ofensiva e pode atrair apoio de Bolsonaro a Collor para Cunha

O presidente da Câmara já disse que ele é quem tem o apoio de Bolsonaro no estado de Alagoas, e que "ninguém vai roubar isso".

Publicado: | Atualizado em 17/08/2022 11:26


Fernando Collor e Rodrigo Cunha - @Reprodução
Fernando Collor e Rodrigo Cunha - @Reprodução

Desde que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), esbravejou durante um discurso em Maceió que ele é quem representa Jair Bolsonaro (PL) em Alagoas, criou-se uma expectativa nos bastidores de que a qualquer momento o senador Fernando Collor (PTB), que hoje é o candidato do presidente ao governo de Alagoas, poderá ver Bolsonaro declarar apoio ao senador Rodrigo Cunha, que disputa o mesmo cargo e conta com o apoio de Lira.

“Ninguém representa mais o Bolsonaro no estado de Alagoas do que eu. Porque roo o osso junto com ele lá. Ninguém vai roubar isso, ninguém vai se apropriar disso”, disse Lira em um evento com políticos e apoiadores, numa clara demonstração de força e alinhamento político com o presidente.

Embora tenha a simpatia de Bolsonaro, Collor, que já esteve do lado de Lula em outros tempos, não goza do mesmo prestígio político com o presidente do que o deputado Arthur Lira. O próprio presidente expressou sua gratidão a Lira durante a sua convenção.

O dilema é que Rodrigo Cunha já disse em várias ocasiões que não vota em Bolsonaro, pelo fato do presidente, enquanto era deputado, ter votado contra a cassação do assassino de sua mãe, a deputada federal Ceci Cunha, assassinada em 1998.

Por outro lado, as pesquisas têm mostrado uma estagnação de Rodrigo Cunha, e os números o consolidam em terceiro lugar, sem estimativa de crescimento. No entanto, com o eventual apoio de Bolsonaro, espera-se que ele atraia parte dos votos dos eleitores bolsonaristas e continue na disputa com chances reais de ir para o segundo turno.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Partido de Bolsonaro deve pedir anulação das Eleições 2022

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tinha afirmado que o partido aguardaria o relatório das Forças Armadas para se posicionar.


Intervenção Federal | © Google Imagens
Eleições 2022
Em nota, Forças Armadas defendem manifestações, mas condenam “excessos”

Os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta sexta-feira (11/11).


Alexandre de Moraes | © Reprodução
Eleições 2022
Após receber relatório da Defesa, Moraes exalta as urnas eletrônicas: “Orgulho nacional”

Moraes alega que recebeu com satisfação o ofício, que não atestou nenhum fraude ou inconsistência no processo eleitoral.


Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Relatório do Ministério da Defesa não aponta fraudes nas Eleições 2022

O ofício frustra as expectativas do grupo político de Jair Bolsonaro (PL) que esperava o contrário.


Urnas começam a ser distribuídas em locais de votação em União dos Palmares — © Ilustração
Eleições 2022
Ministério da Defesa deve apresentar hoje relatório de fiscalização do sistema de votação

O ministério publicou, nesta terça-feira (8/11), uma nota, informando que o documento será entregue ao TSE nesta quarta-feira (9).