Eleições 2022: André Janones pode firmar aliança com Lula nesta quinta-feira (4)

O deputado pretende desistir de sua candidatura à Presidência da República para apoiar o ex-presidente.

Lula e André Janones | © Reprodução

Lula e André Janones | © Reprodução

O deputado André Janones (Avante) deve desistir de sua candidatura à Presidência da República e anunciar publicamente seu apoio ao ex-presidente Lula (PT). A decisão do deputado acontece após um acordo com o petista. O anuncio de sua desistência está previsto para acontecer nesta quinta-feira (4/08).

De acordo com as informações que circulam na imprensa nacional, Janones fez duas exigências para Lula, pedindo para que o ex-presidente integrasse no plano de governo do PT temas como: “Saúde mental e renda mínima”. Segundo o presidente nacional do Avante, Luis Tibé, o PT pode aceitar o pedido de inclusão dos temas em seu plano.

A proposta de Tibé, com a aliança que vem sendo formada com o PT, é aumentar o número de deputados federais pelos estados brasileiros. O Avante tem hoje apenas oito parlamentares.

Durante um encontro há cerca de 15 dias, entre Lula e Janones, o petista teria afirmando que pretende aproveitar a popularidade do deputado nas redes sociais. O parlamentar se tornou influente no seguimento durante os trâmites do Auxílio Emergencial, pago pelo Governo Federal, durante a pandemia da Covid-19.

Um novo encontro entre Lula, Gleisi, Janones e Tibé está previsto para acontecer nesta quinta-feira (4/08), em São Paulo, onde o chamado “martelo” firmará a aliança entre os dois partidos.