Eleições 2022

Com aliança entre Lira e Renan, Biu pode ser tampão, Collor governador e Dantas vice; entenda

Esse possível cenário para 2022 foi o tema do podcast "5 minutos" de Adelson Andrade.

Publicado:


Fernando Collor, Paulo Dantas, Renan Filho e Biu de Lira
Fernando Collor, Paulo Dantas, Renan Filho e Biu de Lira


O colunista do BR104, Adelson Andrade, analisou, em seu podcast diário no portal, o cenário político em Alagoas para as eleições de 2022.

Segundo Adelson, uma fonte de Brasília revelou que, o que se discute por aqui sobre a sucessão de Renan Filho (MDB), é bem diferente do que vem sendo articulado por lá.

“Essas especulações com relação a quem será o candidato a governador, quem será candidato a senador, quem será o governador tampão, essa fonte passou, que em Brasília, as articulações são totalmente diferentes do que nos é dito aqui no estado de Alagoas”, disse Adelson.

Ele continua:

“Aqui a gente fala muito em Paulo Dantas, que é um forte candidato a ser candidato a governador do Estado, nós ouvimos falar muito que Marcelo Vitor poderá ser o governador tampão, ou mesmo o próprio Paulo Dantas. Fala-se que ainda não tem definição com relação a saída do governador Renan Filho em abril para concorrer ao Senado Federal, mas essa fonte de Brasília nos informou de que lá em Brasília o gongo já está batido, pode mudar porque nós estamos ao ano da eleição né?”, ponderou.

Segundo ainda disse Adelson Andrade, o governador tampão não seria Paulo Dantas, mas sim o ex-senador Benedito de Lira (PP), pai do deputado Arthur Lira (PP).

“Hoje, o que está acertado em Brasília é de que o governador tampão será o prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, o pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.”

A motivação por traz dessa possibilidade, é que Biu de Lira já está com a idade avançada, e se ele assumir o mandato de governador tampão, encerraria seus dias na política como tendo sido o governador do Estado, coroando sua história política.

Para a disputa ao governo, o candidato de Arthur Lira e de Renan Filho seria Fernando Collor, segundo a fonte de Adelson Andrade.

“A informação dessa fonte é de que o candidato a governador será Fernando Collor de Melo. Tem uma certa lógica, porque isso tira as pedras do caminho para a política ao Senado Federal e a candidatura de Renan Filho, e aí se sairia Fernando Collor que concorreria naturalmente ao Senado, porque é senador e iria à reeleição, sairia Collor, e a estrada ficaria livre pra Renan Filho.”

Ainda segundo essa avaliação, JHC não concorreria ao governo de Alagoas por ter um entendimento com Collor nesse sentido.

“João Henrique Caldas, que é o mais bem avaliado político do estado de Alagoas no momento, tem um entendimento, sempre teve, desde o pai dele, o entendimento com o Fernando Collor. Não lançaria candidatura a governador, apoiaria Fernando Collor também.”

Resumo:

Biu de Lira “seria eleito pela Assembleia como governador tampão, Renan Filho seria candidato ao Senado sem Fernando Collor para incomodar politicamente, Collor seria candidato a governador com o apoio de Arthur Lira, dos Renans e de JHC, só que os Calheiros indicariam o vice de Collor, e aí tudo indica que seria Paulo Dantas”.

Assista ao vídeo com a análise de Adelson Andrade no início da matéria.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Partido de Bolsonaro deve pedir anulação das Eleições 2022

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tinha afirmado que o partido aguardaria o relatório das Forças Armadas para se posicionar.


Intervenção Federal | © Google Imagens
Eleições 2022
Em nota, Forças Armadas defendem manifestações, mas condenam “excessos”

Os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta sexta-feira (11/11).


Alexandre de Moraes | © Reprodução
Eleições 2022
Após receber relatório da Defesa, Moraes exalta as urnas eletrônicas: “Orgulho nacional”

Moraes alega que recebeu com satisfação o ofício, que não atestou nenhum fraude ou inconsistência no processo eleitoral.


Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Relatório do Ministério da Defesa não aponta fraudes nas Eleições 2022

O ofício frustra as expectativas do grupo político de Jair Bolsonaro (PL) que esperava o contrário.


Urnas começam a ser distribuídas em locais de votação em União dos Palmares — © Ilustração
Eleições 2022
Ministério da Defesa deve apresentar hoje relatório de fiscalização do sistema de votação

O ministério publicou, nesta terça-feira (8/11), uma nota, informando que o documento será entregue ao TSE nesta quarta-feira (9).