Sem certidão, Zé Alfredo fala em sabotagem política e admite; “estou sangrando”

Zé Alfredo insinuou que pode indicar o filho ou a esposa para a disputa pela prefeitura em União dos Palmares

Vice-prefeito de União dos Palmares Zé Alfredo

Vice-prefeito de União dos Palmares Zé Alfredo

A segunda-feira (25) foi um dia de grandes expectativas para a política palmarina, devido ao julgamento das contas de campanha do vice-prefeito de União dos Palmares, Zé Alfredo (PTB) na 36ª sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

Zé Alfredo busca na justiça eleitoral, a possibilidade de obter a Certidão de Quitação Eleitoral, um dos documentos obrigatórios para o registro de candidatura. Alfredo pretende disputar ao cargo de prefeito de união nas próximas eleições.

No fim da manhã desta segunda-feira, mesmo antes de obter o resultado do julgamento de suas contas de campanha, Zé Alfredo publicou um vídeo em que deu a entender aos seus seguidores, que já sabia que o resultado do julgamento não seria o esperado por ele.

Se dizendo vítima de uma sabotagem, ele voltou a negar que tenha cometido crime;

– Eu quero dizer a todos os amigos, seguidores e eleitores, que Zé Alfredo não cometeu crime algum. Zé Alfredo tá sendo vítima de uma sabotagem política, que estão a todo tempo tentando tirar o Zé Alfredo das urnas agora em 2020. – disse Zé Alfredo em tom de desabafo.

Embora aparentemente convencido do resultado do julgamento, ele falou sobre não se encurvar;

– Eu não vou me curvar diante dos poderosos, diante de qualquer decisão que seja deles [os desembargadores], respeito a todos, assim como também quero que eles me respeitem.

Em um momento mais emocionado, Zé Alfredo admite ter sofrido uma derrota política, ao citar figurativamente  que está sangrando;

– O Zé Alfredo pode até tá sangrando hoje, sangrando. A gente sabe de informações né Gerillo, [se dirigindo ao irmão] infelizmente a gente não pode provar, não pode falar, mas a gente fica indignado quando querem tirar da gente o direito de ir as urnas e escolher quem vai ser o prefeito de União dos Palmares.

Como alternativa que inclusive já foi adiantado pelo BR104, Zé Alfredo fala na possibilidade de indicar o filho ou a esposa para a disputa eleitoral, como seu representante;

– Independente da resposta que for, eu vou dizer ai aos poderosos de União dos Palmares, que eu tenho um filho que pode muito bem me representar, que eu tenho uma esposa que pode muito bem me representar, por que quem vota em Zé Alfredo vota no seu filho, vota na sua esposa.

Sentença do julgamento

Embora o julgamento tenha ocorrido de forma virtual nessa segunda, até o fechamento dessa matéria a sentença ainda não havia sido publicada no site do TRE-AL.

No entanto, conforme já publicado pelo BR104 e com base numa consultoria jurídica feita pelo portal com respeito a esse processo, o TRE/AL deverá julgar as contas de Zé Alfredo como prestadas, possivelmente sem ressalvas, o que lhe garantirá a regularização de sua situação eleitoral.

Porém, a Certidão de Quitação Eleitoral só será emitida ao termino da legislatura a que Zé Alfredo concorreu em 2018, que nesse caso, se encerra em Dezembro de 2022.

Essa é uma leitura do processo que só poderá ser confirmada com a sentença, que deve ser publicada no site do TRE/AL a qualquer momento.

Assista ao vídeo de desabafo de Zé Alfredo: