Luciano Barbosa, o candidato a prefeito que pode derrotar Renan Calheiros

Luciano Barbosa conseguiu reverter à decisão controversa do TER-AL, recebendo no TSE a garantia do direito de ser votado no próximo domingo (15) em Arapiraca.

Luciano Barbosa e Renan Calheiros

Luciano Barbosa e Renan Calheiros

A disputa eleitoral em Arapiraca ganhou contornos dramáticos desde as convenções, graças à tentativa do Senador Renan Calheiros de evitar que Luciano Barbosa (MDB) pudesse ser candidato a prefeito. A tentativa frustrada deu início a uma quebra de braços entre os dois.

O desentendimento virou uma verdadeira batalha jurídica, com o senador, que também é presidente estadual do MDB, conseguindo várias decisões favoráveis na esfera estadual, tendo inclusive conseguido que o TRE-AL, divergindo da legislação eleitoral, ordenasse a retirada do nome de Luciano Barbosa das urnas eleitorais.

Luciano Barbosa conseguiu reverter à decisão controversa do TRE-AL, recebendo no TSE a garantia do direito de ser votado no próximo domingo (15) em Arapiraca.

Arapiraca VS Renan Calheiros

A vitória de Barbosa no TSE mexeu com a população de Arapiraca, que vê na candidatura de Luciano a possibilidade de, além de eleger o candidato mais popular na disputa, derrotar o senador Renan Calheiros.

Renan Calheiros amarga maus resultados no segundo maior colégio eleitoral do estado. Apesar de está no cargo e do filho ser governador do estado, Renan ficou em segundo lugar em 2018 em Arapiraca, obtendo apenas 21,32% dos votos, menos da metade do primeiro colocado, Rodrigo Cunha obteve 44,14% dos votos válidos.

Segundo a pesquisa da empresa Global 3, 45% dos eleitores dizem que votarão em Luciano Barbosa para prefeito de Arapiraca. A atual prefeita, Fabiana Pessoa aparece com apenas 18,7% em segundo lugar.

***A pesquisa Global 3 foi registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação AL-09104/2020 e entrevistou 1000 eleitores. Os dados foram coletados nessa terça-feira (10). O nível de confiança é de 95% e a margem de erro utilizada de 3,19 pontos percentuais para mais ou menos.

O Texto acima não representa necessariamente a opinião do BR104