Entenda em quais cidades podem haver segundo turno nas eleições 2020

No próximo dia 15 de novembro, haverá o primeiro turno das eleições 2020, no dia 29 do mesmo mês, ocorrerá o segundo turno

Segundo turno das eleições 2020 — © Reprodução

Segundo turno das eleições 2020 — © Reprodução

Uma quantidade considerável de eleitores brasileiros não sabem o dia, e qual cidade de seu estado haverá uma segunda chamada para o escrutínio, processo conhecido nacionalmente como segundo turno nas eleições.

Com apenas dois dias para as eleições municipais 2020, é comum que em alguns municípios eleitores sejam chamados mais de uma vez às urnas.

No Brasil, houve segundo turno, por exemplo, nas eleições presidenciais dos anos: 1989, 2002, 2006 e 2010. Nas eleições de 1994 e 1998, os presidentes e os vice-presidentes da República foram eleitos no primeiro turno, sendo Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, respectivamente.

Tendo em vista o cenário atual, o segundo turno nas eleições brasileira ainda continua sendo um processo não muito claro, para uma grande parte dos eleitores. No entanto, esse assunto pode ser encontrado facilmente nos arts. 28, 29, inciso II, e 77, todos da Constituição de 1988.

Mas afinal, quando de fato acontece o segundo em um eleição?

Seguindo as regras do documento, o segundo turno só pode ocorrer apenas para eleições presidenciais, incluindo o vice-presidente da República, governadores dos estados assim como do Distrito Federal e prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores, poderá haver uma segunda chamada às urnas.

Por outro lado, são eleitos de forma direta, senadores, deputados estaduais e federais e também vereadores. Além desses, os prefeitos de cidades com menos de 200 mil eleitores.

Segundo turno das eleições 2020 — © Reprodução