Eleitores sem máscara não poderão votar em União dos Palmares, adverte juíza

Em nota, a juíza eleitoral esclarece ainda que a Justiça Eleitoral não fornecerá máscaras para os eleitores, e que 'todos deverão levar de casa'.

Eleitores sem máscara não poderão votar em União dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

Eleitores sem máscara não poderão votar em União dos Palmares — © Gustavo Lopes/BR104

A juíza eleitoral, Soraya Maranhão Silva, da 21ª Zona Eleitoral de União dos Palmares, reforçou neste sábado (14/11), a obrigatoriedade do uso da máscara protetivas durante o processo de votação nas seções eleitorais, no pleito municipal, que será realizado neste domingo (15).

Em nota, a juíza eleitoral esclarece ainda que a Justiça Eleitoral não fornecerá máscaras para os eleitores, e que ‘todos deverão levar de casa’ a sua própria máscara e caneta que utilizarão para assinar o caderno de votação. E que todas as seções de votação na cidade terão álcool em gel para higienização das mãos.

Cerca de 30 empresas fizeram doações ao TSE este ano para poder preparar as eleições num cenário de pandemia. Ao todo, foram 9.726.113 máscaras. A maior parte será destinada aos cerca de 2,07 milhões de mesários. Cada um terá três à disposição, para poder trocar durante o dia.

“O TSE não está se responsabilizando pelo fornecimento de máscaras para os eleitores. Os eleitores deverão levar suas máscaras. Nós diligenciamos as máscaras para os mesários. Os eleitores, para sair na rua, tem que estar com sua própria máscara”, ressaltou o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo Barroso, as regras do protocolo sanitário serão fiscalizadas pelo mesário que estiver na função de chefe da seção eleitoral. “[…]Se for necessário, ele [mesário] pode chamar a polícia, mas essa haverá de ser uma situação puramente residual. No mundo civilizado, as pessoas cumprem as regras e respeitam as outras”, disse.