Eleições 2020: TSE autoriza envio de tropas federais para 3 cidades de Alagoas

O primeiro turno da eleição acontece no próximo dia 15 e o segundo turno, onde houver, será no dia 29 de novembro.

TSE autoriza envio de tropas federais para 3 cidades de Alagoas — © Reprodução

TSE autoriza envio de tropas federais para 3 cidades de Alagoas — © Reprodução

Durante a sessão administrativa dessa quinta-feira (29), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para Alagoas e mais três estados brasileiros durante o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro.

Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos. Os pedidos de reforço foram feitos pelos tribunais regionais eleitorais (TRE’s) dos estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins.

De acordo com o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, ficou justificada a necessidade de atuação das tropas federais por diversos motivos como histórico de conflito em pleitos anteriores; existência de conflito entre facções criminosas; reduzido efetivo de policiais e difícil acesso às localidades.

O primeiro turno da eleição acontece no próximo dia 15 e o segundo turno, onde houver, será no dia 29 de novembro. O calendário foi adiado em razão da pandemia do coronavírus.

Em 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação. Em 2016, foram 25 mil militares, e em 2014, 30 mil.

As forças vão atuar em 29 localidades, divididas desta forma:

Alagoas: Mata Grande, Batalha e Limoeiro de Anadia.

Amazonas: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea e Manaus.

Mato Grosso: Barra do Garças, Alto Boa Vista, São Félix Do Araguaia, Santa Terezinha, Porto Esperidião, Campinápolis, Juara, Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Nova Nazaré, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Juína, Guarantã do Norte, Querência, Brasnorte, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Comodoro e Rondolândia.

Tocantins: Aldeia Indígina Lageado

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para o dia 15 de novembro — © Reprodução