Eleições 2020: Eleitor poderá justificar voto pelo celular

App possibilitará registrar, até 60 dias após cada pleito, a justificativa nas votações do primeiro turno (15 de novembro) e do segundo (29).

Eleitor poderá justificar falta pelo celular — © Agência Brasil

Eleitor poderá justificar falta pelo celular — © Agência Brasil

A nova atualização do aplicativo e-Título, do Governo Federal, já está disponível nas lojas virtuais do Google e da Apple. A versão do app trouxe mais uma novidade: a justificativa de voto por meio eletrônico. Com isso, o eleitor não precisa mais se deslocar a um cartório eleitoral ou outro posto de atendimento.

A funcionalidade por meio do aplicativo poderá ser utilizada no pleito que ocorre nos dias 15 de novembro (1.º turno) e 29 de novembro (2.º turno) de 2020, que elegerá novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A justificativa deve ser realizada nos dias de votação ou até 60 dias após cada turno.

Lançado em 2017, o aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a função de gerar a via digital do título de eleitor e permitir acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Vale destacar que a justificativa é obrigatória, visto que o eleitor que não motiva sua falta e não paga a multa por três pleitos seguidos, tem seu título cancelado. Quem até hoje não justificou o voto deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais.

LEIA TAMBÉM: Eleições 2020: Veja as cidades que terão apenas um candidato a prefeito

Não é apenas o título de eleitor que possui versão virtual, mas o governo Federal tem investido neste sentido também com outros documentos. A depender do estado de residência do brasileiro, RG, CNH, CPF, documento do veículo e Carteira de Trabalho também podem ser armazenados no smartphone.

O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs . Conforme nota da Justiça Eleitoral, para baixar o aplicativo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

Titulo de eleitor — © Reprodução