Eleições 2020: Como consultar número do título de eleitor e local de votação

Site do Tribunal Superior Eleitoral oferece consulta gratuita ao documento. É preciso indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe

Site do Tribunal Superior Eleitoral oferece consulta gratuita ao título de eleitor — © Reprodução/Ilustração

Site do Tribunal Superior Eleitoral oferece consulta gratuita ao título de eleitor — © Reprodução/Ilustração

Este ano as eleições vão contar com diversas regras que não existiam nos pleitos anteriores. Com a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um protocolo de segurança sanitária, que vai organizar a votação para evitar a transmissão do vírus.

Portanto, numa eleição cheia de novidades, o ideal é conferir se está tudo certo com sua situação eleitoral, evitando mais um contratempo no dia da votação. Tudo isso pode ser feito de forma simples, pela internet, apenas acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Local de votação

O TSE tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação (clique aqui para consultar). Quem não tiver o número do documento, precisa indicar nome completo ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Situação do título de eleitor

No site do TSE também há uma ferramenta que permite verificar a situação eleitoral, se o título está ou não regular (clique aqui). Neste caso, a consulta pode ser feita inserindo o número do título ou CPF, ou ainda indicando o nome completo e data de nascimento.

Também é possível ter acesso a informações pela Central do Eleitor do seu estado. Veja a lista que consta do site do TSE:

Tribunais regionais

Tirar dúvidas

Em Alagoas, desde março, devido à pandemia do novo coronavírus, a ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) ampliou o atendimento ao eleitor. O atendimento pode ser feito através dos números (82) 99315-2227 e 99311-3210, no período da tarde.

Pelo telefone, o eleitor pode tirar suas dúvidas e, com as orientações dos servidores da Ouvidoria, saber quais serviços da Justiça Eleitoral estão disponíveis virtualmente e em quais casos e situações é preciso solicitar um atendimento de urgência.

Caso o eleitor deseje entrar em contato direto com o cartório de sua Zona Eleitoral, precisa enviar um e-mail (a lista completa de e-mails e contatos também está disponível no portal do TRE/AL) com a sua demanda específica.

Informe os dados solicitados e clique em consultar — © Reprodução