e-Título: Aplicativo deve ser baixado só até às 23h59 de sábado (28)

Aplicativo pode ser usado como identificação do eleitor e fornece informações como local de votação. Por meio da ferramenta, o eleitor também pode justificar.

Aplicativo e-Título — © Reprodução

Aplicativo e-Título — © Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os eleitores das cidades onde haverá 2° turno têm até as 23h59 do próximo sábado (28/11) para baixar o e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets.

O uso do e-Título é opcional para o eleitor, que pode votar também apresentando documentos de papel. Além de fornecer informações como local de votação, por meio da ferramenta, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral também poderá justificar a ausência.

Conforme o TSE, só quem já tiver baixado o aplicativo até sábado poderá utilizar as funcionalidades no dia da votação. Na segunda-feira (30), o uso do e-Título voltará ao normal. O download gratuito do aplicativo pode ser feito por meio das lojas virtuais Google Play e App Store.

Para validar o aplicativo, o eleitor precisa preencher os dados corretamente. Isso porque, se houver alguma informação diferente da informada no cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação. Assim, explicou o Tribunal, o eleitor não conseguirá utilizar o e-Título.

No primeiro turno, no último dia 15, eleitores de todo o país relataram dificuldades para fazer a justificativa por meio da ferramente. Na ocasião, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads ‘de última hora’.

O segundo turno das eleições municipais está marcado para domingo (29). Ao todo, em 57 municípios, os eleitores terão de comparecer às urnas novamente.

E-Título pode ser usado como documento oficial no dia da votação — © Reprodução