Data Sensus divulga primeira pesquisa eleitoral em Maceió; Confira

De acordo com o instituto, os quatro candidatos melhor posicionados na amostragem estão em situação de empate técnico

JHC (PSB) e Alfredo Gaspar (MDB), respectivamente — © Reprodução

JHC (PSB) e Alfredo Gaspar (MDB), respectivamente — © Reprodução

O Instituto Data Sensus divulgou nesta segunda-feira (14/09) pesquisa sobre a intenção de voto aos candidatos à prefeitura de Maceió. Esta é a primeira pesquisa após a definição do novo cenário político que está sendo confirmado nas convenções partidárias.

Segundo a pesquisa, a decisão seria definida em um segundo turno, pois quatro candidatos melhor posicionados na amostragem estão em situação de empate técnico. O primeiro empata com o segundo dentro da margem de erro. O segundo com o terceiro e o terceiro com o quarto colocado no resultado geral estimulado.

Na pesquisa espontânea, Alfredo Gaspar (MDB) aprece com 7,7% das intenções de voto, seguido de JHC – João Henrique Caldas (PSB), com 5,2%. Davi Davino Filho (PP), candidato do Progressistas, tem 1,2% das intenções. Com 1,2% das intenções dos votos, aparece Rui Palmeira (sem partido).

Já na pesquisa estimulada o empate técnico continua, contudo, acontece o inverso: JHC aparece com 23% das intenções de voto, seguido de Alfredo Gaspar, com 20%. E entre os candidatos Cícero Almeida – 15 – e Davi Davino (PP) – 10% – e Ricardo Barbosa (PT) – 2% – e Lenilda Luna (UP) – 1%.

No levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o número AL00093/2020, foram entrevistados 1.205 eleitores, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, , sobre os resultados encontrados no total da amostra, e intervalo de confiança de 95%.

Foram ouvidos eleitores de 16 anos ou mais, com estratificação por idade e sexo do eleitorado da capital de Alagoas, equivalente a 592.388 pessoas. A amostra foi feita pelo método PPT – Probabilidade Proporcional ao Tamanho (Para mais detalhes, verificar imagens abaixo).

[sliderpro id=”75″]