Aplicativo e-Título pode ter instabilidade momentânea, diz TSE

Motivo é o alto número de eleitores acessando a ferramenta. Orientação do tribunal para o eleitor que tiver problema com o aplicativo é tentar novamente minutos mais tarde.

Aplicativo E-Título — © Gazeta do Povo

Aplicativo E-Título — © Gazeta do Povo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na manhã deste domingo (15/11) que pode haver “instabilidade momentânea” no aplicativo e-Título. O motivo, segundo a Justiça Eleitoral, é o alto número de eleitores acessando a ferramenta de forma simultânea.

A informação veio da área técnica do Tribunal. De acordo com o TSE, mais de 12 milhões de brasileiros baixaram o aplicativo até o início da manhã de hoje. A orientação é, caso ocorra algum problema na utilização da ferramenta, voltar a tentar o acesso depois de alguns minutos.

Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores também já tinha utilizado o sistema para justificarem a ausência pelo aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo se encarrega de fazer a verificação por georreferenciamento.

Vale ressaltar que o período de votação teve início às 7h (Horário de Brasília) e, até às 10, é usado preferencialmente para o atendimento de idosos, visando criar um ambiente seguro para grupos de risco por conta da pandemia, mas não é exclusivo. O e-Título também pode ser usado como documento de identificação nas seções eleitorais.

Aplicativo e-Título pode ter instabilidade momentânea — © Gustavo Lopes/BR104