Afundamento dos bairros é um problema de toda Maceió, com impactos sociais e econômicos, afirma JHC

Candidato reforça compromisso com população e garante que histórias não serão esquecidas.

Publicado em: 19/10/20 às 17:35 | Atualizado em 19/10/2020 17:36
Por Gustavo Lopes | BR104


JHC em visita ao bairro do Pinheiro, em Maceió — © Assessoria
JHC em visita ao bairro do Pinheiro, em Maceió — © Assessoria

Dona Elza não é um número. Mulher, idosa, costureira, chefe de família, ex-moradora do Pinheiro, um dos bairros afetados pela mineração da Braskem. Ela conta com tristeza sobre a saída da região e relembra o quanto batalhou para reformar sua casa, que era de taipa. Anos atrás, fez empréstimo, desmanchou a casa e foi pra casa da mãe por dois meses, até finalizar a construção do novo lar.

“Era zíper, bainha, tudo eu fazia aqui. Estou com esse tempo todo e ainda não chegou nada. Tem que recomeçar, mas sai acabando o gás, acabando o pique, acabando tudo. Não tem prefeito, não tem governador, não tem presidente, ninguém que seja com a gente para acabar com essa Braskem. E a gente que morra, quem quiser que morra”, relata com angústia dona Elza.

As histórias de dona Elza e do Pinheiro não podem ser esquecidas, assim como os outros três bairros – Bom Parto, Bebedouro e Mutange – atingidos pelos afundamentos. Segundo o último censo do IBGE, são 45 mil moradores nas localidades. O candidato a prefeito de Maceió, JHC (PSB), fortalece seu compromisso com cada vítima desse crime ambiental, que tem potencial para afetar toda Maceió.

“A crise não se encerra com a retirada das famílias, o impacto econômico e social causado pela migração da população também foi negligenciado pela Prefeitura. O atendimento na saúde, uma vaga na escola, o nosso trânsito, tudo muda numa situação dessas. Se a Prefeitura não acompanha, a cidade inteira sofre.Tenho esse compromisso independente de qualquer coisa, moral, como cidadão, hoje como parlamentar e prefeito ainda maior”, explica JHC.

JHC reforça compromisso com população e garante que histórias não serão esquecidas — © Assessoria

JHC reforça compromisso com população e garante que histórias não serão esquecidas — © Assessoria

JHC acompanha a situação do afundamento dos bairros desde 2018, quando começaram as rachaduras. Desde então, trabalhou para diminuir o sofrimento das famílias afetadas. Em 2019, por exemplo, criou uma Comissão Externa na Câmara Federal para investigar a situação. O presidente da Braskem foi convocado e pouco tempo depois demitido da empresa. Representantes da população também foram ouvidos.

“Muito mais do que ter as respostas certas, nesse momento é fazer as perguntas corretas. Como a gente pode ajudar? O que as pessoas estão sentindo? Onde as pessoas estão se sentindo injustiçadas? Se estivermos próximos, de ouvidos atentos, a gente consegue tomar as decisões mais corretas. Quanto mais distante a gente estiver, mais distante a gente está da realidade do nosso povo”, afirma JHC.

O candidato incluiu a questão dos afundamentos em seu Plano de Governo. Esta parte do documento foi redigida em parceria com a Associação SOS Pinheiro, que representa moradores da região. As propostas incluem estabelecer estrutura específica vinculada ao Gabinete do Prefeito para tratar das pessoas atingidas e resguardar e defender os direitos da população afetada. Além disso, Promover ações de reparação em nome do Município de Maceió pela inutilização de equipamentos públicos, dano material e moral


JHC dialoga com feirantes e garante uma Prefeitura ao lado do povo

Candidato propõe circuito dos mercados para valorizar a cultura local e gerar renda

Há 8 horas atrás | Redação

Na TV, Alfredo Gaspar mostra agressividade e fala até da Mãe de JHC

Falou mal de Ronaldo Lessa, atribuindo ao mesmo à vinda para Maceió de Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido para Alagoas pela polícia federal.

Há 8 horas atrás | Redação

Mototaxista é atropelado e tem moto arrastada por veículo em União

Em vídeos gravados por testemunhas, o motorista do veículo apresenta sinais de alcoolemia, e em um dos vídeos alguém diz ter visto cerveja dentro do carro.

Há 14 horas atrás | Redação

Vídeo: Homem fica ferido em acidente na Zona Rural de União

Após receber os primeiros socorros no local, o homem foi conduzido até o Hospital Regional da Mata (HRM).

Há 15 horas atrás | Redação

Google investe em startup desenvolvedora de games no Nordeste

Ao todo, foram seis empresas fundadas e lideradas por negros que receberam apoio do Google for Startups Brasil

Há 15 horas atrás | Johny Lucena | BR104

“Emissora comandada por Rui Palmeira descumpriu regras do Debate” afirma JHC

“Tô pronto pra debater. Fiz isso à vida inteira. Desafio o candidato do prefeito a debater comigo num lugar neutro e com regras justas. Bora!” Desafiou JHC.

Há 1 dia atrás | Redação

Homem negro é morto por PM e segurança de supermercado do grupo Carrefour em Ponto Alegre

Os dois foram presos por agredir e matar João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos.

Há 1 dia atrás | Redação

Morte de membro da família real em The Crown deixa série ainda mais dramática

A forma como a morte do membro da família real é retratada na série, se aproxima muito da realidade, segundo historiadores ingleses. 

Há 1 dia atrás | Redação

Serra da Barriga recebe poucos visitantes no 20 de Novembro

Uma novidade foram as estátuas de vultos negros da época do Quilombo, que foram expostas na subida da Serra da Barriga.

Há 1 dia atrás | Redação

Padrinho: Renan Calheiros intensifica presença em campanha de Alfredo Gaspar

Para não ter uma segunda decepção e não perder a eleição, Renan Calheiros Filho intensifica sua presença na campanha.

Há 2 dias atrás | Redação