Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para inscrição no Encceja 2019

Prazo para se inscrever vai até 31 de maio. Provas serão aplicadas em 25 de agosto, pela manhã e pela tarde

Prazo para se inscrever vai até 31 de maio. Provas serão aplicadas em 25 de agosto, pela manhã e pela tarde — © Gustavo Lopes/BR104

Prazo para se inscrever vai até 31 de maio. Provas serão aplicadas em 25 de agosto, pela manhã e pela tarde — © Gustavo Lopes/BR104

Educação — As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terminam nesta sexta-feira, às 23h59. O exame é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

O interessado deve acessar o sistema do Encceja e preencher um formulário com os dados pessoais. Para certificado do ensino fundamental, o participante deve ter 15 anos até o dia do exame. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima é 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Quem se cadastrou para fazer a prova em 2018 e não compareceu deve justificar o motivo da ausência neste ano.

+ Fez a prova do Encceja? Saiba como solicitar o certificado

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No nível médio, os exames são: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.

Novidades

Pela primeira vez, o exame terá uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficiente auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Outra mudança é a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.

O Inep também informou que quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame.

Quem errou algo na inscrição pode mudar as informações?

Se o candidato errou ao escolher a prova que precisa fazer, ainda dá tempo de mudar sua inscrição. Até as 23h59 desta sexta-feira (18), é possível fazer alterações.

Da Redação com Agência Brasil