Educação

Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas em todo Brasil

Resultado será divulgado no próximo dia 28 de janeiro, pela internet

Publicado: | Atualizado em 23/01/2019 06:55


Resultado será divulgado no próximo dia 28 de janeiro, pela internet (Crédito: Assessoria)
Resultado será divulgado no próximo dia 28 de janeiro, pela internet (Crédito: Assessoria)

Foram declaradas oficialmente abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (22). Os estudantes podem se inscrever no Sisu até sexta-feira (25), pela internet. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país.

Para concorrer às vagas, os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vagas, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituições de educação superior, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Lista de espera

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Nota de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Durante o período de inscrição, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Aplicativo

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

Para ter acesso a resultados de edições passadas do Sisu e comparar a própria nota com as notas de corte anteriores, os estudantes podem acessar, gratuitamente, um simulador, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Ao entrar na página do simulador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.

*com Agência Brasil

Assuntos

EnemInepSisuUFAL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

ProUni | © Deiviane Linhares/ Metrópoles
Educação
Inscrições para o ProUni começam hoje e vão até sexta-feira (26)

Os interessados devem se inscrever no portal Acesso Único, usando o login gov.br.


Rafael de Lima Silva | @ Ascom Uneal
Educação
Pesquisador da Uneal recebe Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal

Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Vai ter pagamento do Pé-de-Meia em julho? Saiba mais

O benefício do programa tem o objetivo de proporcionar uma poupança para os alunos do ensino médio em escolas públicas.


Universidade Federal de Alagoas (Ufal) | © Assessoria
Educação
Estudantes têm até hoje para se inscrever em vagas remanescentes da Ufal

Quem fez o Enem de 2014 a 2023 pode participar do processo de inscrição, através do Sisu.


Plano reúne diretrizes para políticas públicas em Educação | @ Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Educação
Educação de Alagoas avança e bate metas de plano nacional

Em 10 anos, estado obteve resultados significativos na oferta de ensino integral, ampliando o acesso à educação básica, elevando a escolaridade e fortalecendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA)