Sisu abre inscrições com prazo estendido após erro na correção do Enem

Período de inscrição foi prorrogado até domingo (26); estudantes relataram lentidão em site durante a madrugada desta terça-feira (21)

Inscrições para o Sisu — © William Costa/Portal Amazônia

Inscrições para o Sisu — © William Costa/Portal Amazônia

Educação — Foram abertas na madrugada desta terça-feira (21), as inscrições do 1º semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo para o cadastro foi estendido de sexta para as 23h59 de domingo, dia 26, por causa dos erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa usa o resultado do Enem como critério de seleção para vagas em universidades federais. As inscrições são feitas na página do Sisu e são gratuitas. Neste semestre, o programa vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas.

Logo após a liberação, problemas para completar o cadastro e lentidão no sistema estavam entre as reclamações de estudantes que tentaram se inscrever no site do Sisu. Vários usuários reclamaram da mensagem que surgia logo depois de clicarem no botão ‘Fazer inscrição’.

“Gente, simplesmente um descaso com nós estudantes que disponibilizamos um ano inteiro aos estudos, pura falta de competência do ministério e ministro que estão dando a mínima a essa situação, lamentável, espero que tenha resolução, pq ninguém é obrigado” [SIC], escreveu a estudante piauiense Marianny Nayra.

Para participar do programa o estudante deve ter feito as provas do Enem 2019 e não pode ter zerado a redação. O estudante também não pode ter feito as provas como “treineiro”. Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Cronograma do Sisu 2020