Quase 70% dos inscritos não compareceram à versão digital do Enem

A versão digital do Enem, em seu primeiro dia, teve uma abstenção de 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos.

Número de estudantes na versão digital do Enem – © Reprodução

Número de estudantes na versão digital do Enem – © Reprodução

O primeiro dia da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi como a bancada organizadora esperava. Pois 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos não compareceram em suas sessões para a realização das provas.

Segundo a Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 29.703 dos candidatos registraram presença. O presidente da instituição, Alexandre Lopes, atribui a ausência dos estudantes à pandemia do novo coronavírus.

– O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas – disse o presidente.

A versão impressa do exame, por exemplo, finalizada no último dia (24/01), teve recorde de abstenção em comparação às versões anteriores. Devido a pandemia, o Inep adotou medidas de segurança para que o exame fosse aplicado nos estados brasileiros.

Uma das medidas adotadas pela instituição, foi a proibição da entrada de pessoas com sintomas gripais ou qualquer tipo de doença infectocontagiosa no local onde as provas seriam aplicadas. Segundo o Inep, esses candidatos terão direito a uma reaplicação do exame, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Enem digital começou a ser aplicado neste domingo (31) — © Agência Brasil