publicidade
publicidade
Educação

Inspeção do MP encontra irregularidades no transporte escolar em São José da Tapera

Problemas como pneus carecas, bancos rasgados e latarias enferrujadas, foram encontrados nos veículos

Publicado: | Atualizado em 15/02/2019 10:39


publicidade
publicidade
publicidade
Problemas como pneus carecas, bancos rasgados e latarias enferrujadas, foram encontrados nos veículos (Crédito: MPE/AL)
Problemas como pneus carecas, bancos rasgados e latarias enferrujadas, foram encontrados nos veículos (Crédito: MPE/AL)

São José da Tapera – Durante uma ação preventiva realizada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio do Núcleo da Educação, nos transportes escolares de São José da Tapera, nessa quinta-feira (14), foram constatadas diversas irregularidades em vários veículos. Os problemas vão de pneus carecas a retrovisores quebrados.

Bancos rasgados sem possibilidade de uso, nenhum veículo com inspeção semestral, tacógrafos sem validade, fora outras irregularidades encontradas na ação. Os promotores de Justiça, Lucas Sachsida, e Maria Luíza Maia Santos, acompanhados do promotor de Justiça local, Fábio Nunes Bastos, entregaram uma recomendação a secretaria de Educação do município, estipulando um prazo de 10 dias para que a situação dos veículos seja regularizada. A fiscalização foi conjunta com o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

De acordo com o promotor Lucas Sachsida, os problemas se repetem e nenhum veículo foi aprovado na vistoria. A única evolução encontrada pelos representantes ministeriais foi a comprovação de que todos os condutores têm o curso capacitação dirigir ônibus.

“A história se repete, como em outros municípios por nós visitados. Várias irregularidades foram detectadas e demos um prazo à secretaria para que os reparos sejam feitos, caso os gestores ignorem a nossa orientação, será proposta uma ação civil pública”, afirma Sachsida.

+ MP faz operação em União dos Palmares para investigar transporte escolar

A promotora de Justiça, Maria Luísa, reforçou a questão da capacitação dos motoristas como o único ponto positivo, mas enfatizou a precariedade dos veículos.

“Vistoriamos 10 ônibus e todos foram considerados inabilitados. A prefeitura nos informou da existência de mais veículos, inclusive apresentando uma relação, porém relatou que não estavam na cidade em decorrência do fim do processo licitatório e que uma nova licitação ocorreria. Então alertamos que essa nova licitação atendesse aos requisitos do CTD e do Detran”, declara a promotora.

A ação na cidade sertaneja faz parte do cronograma que vai atingir todos os municípios do estado e teve a participação da Assessoria Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De todas as inspeções já feitas, apenas os condutores dos transportes escolares nos municípios de São Sebastião e São José da Tapera têm o curso exigido.

*com MPE/AL
publicidade
veja também

Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar | © Reprodução
Educação
Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar no Concurso de Quadrilhas da Seduc

Em sua primeira participação no evento os alunos da escola obtiveram êxito com o tema "Fulô de Jorge", alcançando o 3º lugar do pódio.


Prefeitura de Maceió | © Assessoria
Maceió
Maceió: Escolas da rede municipal de ensino entram em recesso

Durante o período, demais servidores estarão realizando atividades nas unidades de ensino.


Cartão Escola 10 | © Pei Fon/Agência Alagoas
Educação
Governo de Alagoas libera mais um pagamento do Cartão Escola 10 nesta terça (21)

Alunos da rede pública estadual irão receber mais um pagamento do programa social Cartão Escola 10 nesta terça (21).


IFAL Murici | © Reprodução
Educação
IFAL oferta 40 vagas para curso técnico na modalidade EJA

O prazo limite para que o candidato se inscreva vai até o fim de junho no dia 30, devendo estar munido dos documentos descritos no Edital.


Alunos da rede pública de Alagoas | © Ascom Seduc
Educação
Alunos da rede estadual recebem Cartão Escola 10 nesta terça (14)

O governo de Alagoas irá liberar mais uma cota do Cartão Escola 10. Os valores são depositados nas contas da Caixa dos alunos e responsáveis.


publicidade