Ifal realiza eleições para nova diretoria em diversos municípios

Além de Ifal Murici, outras 14 instituições terão eleições para eleger a nova diretoria

Estima-se que cerca de R$ 10 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos (Crédito: Reprodução/BR104)

Murici – O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) localizado no município de Murici, na Zona da Mata de Alagoas, se prepara para a eleição que vai escolher o novo diretor da Campus. Além de Ifal Murici, outras 14 instituições terão eleições para eleger a nova diretoria.

Os alunos do Campus Murici, participaram de um debate com os dois candidatos. Para Samuel, o momento é muito importante para a instituição e para os alunos, porque numa atitude democrática, todos tem voz e vez. “Esse momento é importante pela questão da democracia, e você ter uma eleição da forma que estamos tendo aqui, com fortes candidatos dos dois lados, é algo bonito de se ver”, disse.

+ Árvore cai em cima de motociclista e por pouco não causa tragédia

Já os candidatos, se mostram confiantes e puderam apresentar suas propostas para a instituição. Caso eleito, Paulo Boa Sorte, diz que tem várias propostas em relação ao ensino, servidores e infraestrutura. “O meu nome é fruto de um trabalho em equipe, de um grupo coletivo que me procurou, que buscam por uma instituição mais democrática, com maior participal dos estudantes”, ressalta.

O outro candidato é o professor Rodrigo Oliveira, e em entrevista ao portal BR104 disse que apesar do momento de crise em que vive o país, onde existem muitos cortes de gastos, seu objetivo será realinhar a instituição e reinseri-la no mercado. “O que precisamo melhorar é consolidar os cursos e começar a inserir os alunos no mercado de trabalho na realidade local. Em Alagoas, nós temos uma matriz produtiva muito ruim, existem muito poucas empresas e é preciso incentivar o empreendedorismo individual dos alunos, para que possamos tê-los saindo daqui gerando renda para sustentar suas famílias e a si próprio”, destaca.

Ao contrário do Campus Murici, que terá apenas eleição para diretor, as eleições em outros Campis também terão cargos para reitores, que terão mandato de 2019 a 2023. As eleições ocorrem no dia 28 de novembro e, além do município de Murici, as eleições ocorrem simultaneamente nas cidades de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.