Exames do Enem serão 100% digital até 2026, afirma o Inep

O objetivo da mudança é que em cinco anos as provas sejam feitas via agendamento

Enem será 100% digital — © Reprodução/Internet

Enem será 100% digital — © Reprodução/Internet

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado apenas em formato digital a partir do ano de 2026, abandonando definitivamente a versão impressa. A novidade entrará em vigor em 2020 e a digitalização acontecerá de forma gradativa.

Sendo assim, no próximo ano estudantes de quinze capitais do Brasil terão de realizar 50 mil provas digitais em dois domingos consecutivos, ambos em outubro. No entanto, a avaliação prevista para esse ano não haverá modificações.

O principal órgão responsável pela prova (Inep), ainda não esclareceu como as mudanças serão aplicadas. O anuncio feito na manhã desta quarta-feira (3), foi destacado apenas que o país terá economia com a impressão de papel. Para 2019 serão aplicadas mais de 10,2 milhões de provas no formato impresso.

+ Inscrições do Paespe estão disponíveis para estudantes do Ensino Médio de Alagoas

De acordo com o calendário, em 2020 o exame terá duas aplicações: a digital, que estão previstas para os dias 11 e 18 de outubro, e a regular, nos dias 1º e 8 de novembro. Uma avaliação será reaplicada em papel no mês de dezembro para os estudantes que foram prejudicados por problemas logísticos com a versão digital. Os resultados das avaliações serão divulgados de forma conjunta.

Em 2021 as avaliações serão feitas em duas aplicações digitais em datas distintas e também opcionais, como forma de aprimoramento do ano anterior, mantendo a aplicação regular e a reaplicação em papel. No período de 2022 a 2025, de acordo com o Inep, o “Enem Digital” será aprimorado podendo ser opcional aos participantes.

No entanto, em 2026 a previsão do órgão é que não seja mais realizado provas em papel, e que o Enem aconteça em várias datas ao longo do ano.