publicade
Educação

Estudantes transformam escola com projeto de revitalização artística

Grêmio Estudantil da Escola Monsenhor Clóvis revitaliza espaços escolares com Graffiti, incentivando inclusão, diversidade e pertencimento

Publicado: | Atualizado em 18/10/2024 11:59


Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

A Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros tem passado por uma verdadeira transformação, projeto desenvolvido pelo Grêmio Estudantil Revolucionário, que, com apoio do PROGRAMA AVANÇA GRÊMIOS da SEDUC-AL, está revitalizando os espaços da escola.

O projeto, idealizado e protagonizado pelos próprios estudantes gremistas, busca trazer vida e identidade ao ambiente escolar por meio de intervenções artísticas, como o Graffiti.

Sob a orientação do professor Jessé Batista, a iniciativa começou com uma simples pergunta: “O que eu mudaria na minha escola?”. A partir dessa reflexão, os alunos criaram um plano de ação que incluiu a revitalização das paredes e muros da escola.

“Com o Graffiti, esses espaços se tornaram painéis coloridos que trazem mensagens de inclusão, diversidade e identidade”, comentou Jeniffer Rufino, uma das lideranças do grêmio.

“Essa transformação também teve um lado pedagógico, com oficinas de Graffiti organizadas em parceria com artistas locais, como Vital e Evez Roc”, completou.

As ações visam muito mais do que a simples estética; elas fomentam um sentimento de pertencimento entre os estudantes. O projeto reflete as vozes e identidades dos jovens, tornando a escola um espaço mais dinâmico e acolhedor. Crislayne Barbosa, outra líder do Grêmio Estudantil, destacou o impacto dessa mudança: “Quando olho para as paredes, sinto que faço parte de algo maior. Estamos transformando o ambiente de acordo com nossas visões e ideias”.

Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

O diálogo constante entre o Grêmio Estudantil e a equipe gestora, formada por Alana Karla e Fabiana Alexandre, garante que as ações estejam alinhadas com as necessidades e demandas dos alunos. Dessa forma, o projeto contribui não só para um ambiente mais agradável, mas também para o desenvolvimento de competências socioemocionais e a recomposição das aprendizagens.

Essa iniciativa não apenas embeleza a escola, mas a transforma em um símbolo de inclusão e de voz ativa dos estudantes, fortalecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento em um ambiente que, por muito tempo, foi marginalizado pela sociedade.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Uncisal
Educação
Autorizada contratação temporária de professores na Uncisal

O Governo de Alagoas autorizou a contratação temporária de 15 professores.


Este ano o dobro de alunos foi selecionado | @ Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
Educação
Alagoas divulga lista dos aprovados para a segunda edição do Daqui Pra o Mundo

Resultado está disponível no site da www.educacao.al.gov.br; estudantes vão aprimorar conhecimentos em língua inglesa em quatro cidades dos Reino Unido.



Campi do Ifal de Arapiraca | @ Reprodução
Educação
Inscrições para Processo Seletivo do Ifal terminam nesta quinta-feira (28)

No total, 2.844 vagas estão sendo ofertadas para cursos técnicos integrados ao ensino médio.


Sala de Aula | © Ascom
Educação
Maceió abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

As inscrições começaram na última quinta-feira (21) e seguem até este domingo (24).