publicade
Educação

Estudantes transformam escola com projeto de revitalização artística

Grêmio Estudantil da Escola Monsenhor Clóvis revitaliza espaços escolares com Graffiti, incentivando inclusão, diversidade e pertencimento

Publicado: | Atualizado em 18/10/2024 11:59


Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

A Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros tem passado por uma verdadeira transformação, projeto desenvolvido pelo Grêmio Estudantil Revolucionário, que, com apoio do PROGRAMA AVANÇA GRÊMIOS da SEDUC-AL, está revitalizando os espaços da escola.

O projeto, idealizado e protagonizado pelos próprios estudantes gremistas, busca trazer vida e identidade ao ambiente escolar por meio de intervenções artísticas, como o Graffiti.

Sob a orientação do professor Jessé Batista, a iniciativa começou com uma simples pergunta: “O que eu mudaria na minha escola?”. A partir dessa reflexão, os alunos criaram um plano de ação que incluiu a revitalização das paredes e muros da escola.

“Com o Graffiti, esses espaços se tornaram painéis coloridos que trazem mensagens de inclusão, diversidade e identidade”, comentou Jeniffer Rufino, uma das lideranças do grêmio.

“Essa transformação também teve um lado pedagógico, com oficinas de Graffiti organizadas em parceria com artistas locais, como Vital e Evez Roc”, completou.

As ações visam muito mais do que a simples estética; elas fomentam um sentimento de pertencimento entre os estudantes. O projeto reflete as vozes e identidades dos jovens, tornando a escola um espaço mais dinâmico e acolhedor. Crislayne Barbosa, outra líder do Grêmio Estudantil, destacou o impacto dessa mudança: “Quando olho para as paredes, sinto que faço parte de algo maior. Estamos transformando o ambiente de acordo com nossas visões e ideias”.

Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

O diálogo constante entre o Grêmio Estudantil e a equipe gestora, formada por Alana Karla e Fabiana Alexandre, garante que as ações estejam alinhadas com as necessidades e demandas dos alunos. Dessa forma, o projeto contribui não só para um ambiente mais agradável, mas também para o desenvolvimento de competências socioemocionais e a recomposição das aprendizagens.

Essa iniciativa não apenas embeleza a escola, mas a transforma em um símbolo de inclusão e de voz ativa dos estudantes, fortalecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento em um ambiente que, por muito tempo, foi marginalizado pela sociedade.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Cartão Escola 10 | © Pei Fon/Agência Alagoas
Educação
Seduc divulga calendário de pagamento do Cartão Escola 10 para 2025

No próximo dia 28 será pago o benefício referente à frequência de dezembro de 2024.


Cadernos com as provas do ENEM 2024 - @Reprodução
Educação
Alagoas registra 5.250 aprovados no Sisu 2025

Com esse número de aprovados, Alagoas se posiciona em 18º lugar no ranking nacional de estudantes aprovados no Sisu desse ano.


Bônus reconhece empenho dos servidores na melhoria dos índices educacionais | @  Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
Educação
Bonificação de R$ 51 milhões para servidores da Educação de AL será paga em 5 de fevereiro

Data foi anunciada pelo governador Paulo Dantas em live nesta sexta-feira (24); mais de 21 mil servidores serão contemplados.


Professora escrevendo em quadro branco | @ Alexandre Teixeira/Ascom Seduc
Educação
Lula lança programa Mais Professores com benefícios para a categoria

O programa traz um pacote de ações para incentivar a formação e o aperfeiçoamento dos professores brasileiros, além de benefícios voltados à categoria.


Educação
Estudante de Alagoas está entre os 12 que tiraram nota máxima na redação do Enem 2024

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13).