Educação

Escola municipal no Benedito Bentes realiza exposição artística inspirada em Tarsila do Amaral

Trabalhos artísticos foram produzidos pelos estudantes da Paulo Bandeira.

Publicado:


Telas de estudantes inspiradas Tarsila do Amaral | © Pedro Farias/Ascom Semed
Telas de estudantes inspiradas Tarsila do Amaral | © Pedro Farias/Ascom Semed

Colagens, pinturas, materiais recicláveis e muita criatividade. Foi assim que os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, aprenderam sobre a vida e a obra da artista brasileira Tarsila do Amaral. A oficina é um projeto do ano letivo de 2022 e se encerrou com uma exposição artística para toda a comunidade escolar.

O projeto teve como principal objetivo aproximar os estudantes do mundo da arte, explorando diversos aspectos das obras de Tarsila do Amaral, como contou a coordenadora Elaine Nascimento. “Na prática, a cada mês foi trabalhado uma tela e isso ocorreu durante o ano inteiro. Nos estudos foi enfatizado alguns aspectos como contexto em que a obra foi criada e a história através de textos de apreciação de telas, de confecções e releituras das produções”, concluiu.

Além do foco cultural, o projeto também abrangeu questões ambientais, como relata a professora dos 5° anos da unidade de ensino, Rosângela de Fátima. “É de suma importância trabalhar a releitura dessas obras, utilizando materiais recicláveis, para que o aluno amplie o universo criativo fazendo com que ele seja o protagonista e nós os tutores, orientadores mostrando o caminho. E assim consolidamos o artístico com o ambiental”, enfatizou.

Júlia Roberta tem 13 anos e é a representante da turma do 5° ano D. Para ela é um sentimento de realização poder expor seus trabalhos “A gente fica muito feliz, trabalhamos muito para ficar tudo perfeito e poder apresentar para nossos pais. A arte dá cor para nosso país e representa coisas importantes. Unir com os materiais recicláveis serve para mostrar para outras crianças que podemos reutilizar alguns materiais e ajudar o meio ambiente”, revelou.

A escola reúne alunos do primeiro ao quinto ano e todos participaram da elaboração das telas. Para os pequenos foi uma oportunidade de aprender brincando, como descreveu a professora da turma, Ana Rosa. “Para eles é uma novidade trabalhar arte e conhecer artistas, ainda mais, Tarsila do Amaral é mulher e envolve toda essa questão de representatividade. Eles ficaram encantados e surpresos com algumas telas por terem formas geométricas diferentes. Então foi um projeto de leitura que envolve várias áreas como alfabetização, leitura e escrita”, ressaltou.

Os pais presentes na exposição veem a ação como uma oportunidade para os filhos. “Muitas crianças nunca foram a uma exposição, nunca tiveram contato com a arte, nem sequer foram a museus. Por isso, eu acho muito interessante a escola ter esse olhar para realidade dos estudantes”, destacou Maria Cícera.

Assessoria

Assuntos

MaceióSemed

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Enem | © Reprodução
Educação
Calendário do Enem 2024 é divulgado; saiba mais

De acordo com o cronograma, as inscrições para o Enem começam no dia 27 de maio e se encerram em 3 de junho.


Professor Clébio Araújo | @ Reprodução
Educação
Professor da Uneal é homenageado com a Comenda Zumbi dos Palmares

Clébio Correia tem uma trajetória de trabalhos voltados para a valorização, reconhecimento do povo e da cultura afrodescendente no Brasil


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores estão sendo creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Estudantes fazendo a prova do Encceja - @Katito Carvalho
Educação
Encceja 2024: O que é, como se inscrever e quando será a prova

Encceja 2024 abre inscrições: saiba tudo sobre o exame, como se inscrever, quem pode participar e as datas importantes do processo de certificação.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em março e abril recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.