Entenda por que funcionários do INEP estão pedindo exoneração

Os servidores do INEP estão se demitindo às vésperas do ENEM 2021.

Servidores se demitem do INEP - @Divulgação

Servidores se demitem do INEP - @Divulgação

Quando 27 servidores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pediram demissão na tarde desta segunda-feira (8/11), às vésperas da realização do ENEM 2021, uma das perguntas mais comuns na web foi: “Por que funcionários do INEP estão pedindo exoneração?”

Segundo informações contidas em uma nota publicada pelo grupo de servidores, eles estão se demitindo devido à má gestão do presidente do INEP, Danilo Dupas Ribeiro. Eles acusam Dupas de praticar assédio moral e intimidação.

No documento de pedido de exoneração, os funcionários explicam que a situação foi gerada pelo que chamam de uma administração frágil, deixam claro que a medida não se trata de uma iniciativa de cunho ideológico e reafirmam a crise gerada pela gestão do atual presidente do instituto.

Além do assédio moral, os servidores denunciam o “desmonte nas diretorias, sobrecarga de trabalho e de funções e desconsideração dos aspectos técnicos para a tomada de decisão”, o que acende um alerta sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

Caso os funcionários que pediram demissão não voltem, o INEP terá muita dificuldade para aplicar as provas do ENEM este ano. O ministro da Educação Milton Ribeiro é amigo pessoal de Dupas, e por essa razão, está sendo bastante pressionado pela imprensa e por integrantes do governo.

Milton já convocou uma reunião no Ministério para tentar resolver o impasse no INEP e garantir que a prova será realizada dentro do prazo, sem maiores prejuízos.