Enem digital é feito em casa? Veja as principais dúvidas

Por ser um formato estreante, ainda há dúvidas sobre as regras básicas e a dinâmica da avaliação.

O Enem digital será aplicado em locais designados pelo Inep — © Reprodução

O Enem digital será aplicado em locais designados pelo Inep — © Reprodução

Essa é a primeira vez na história em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a versão digital, que começará a ser aplicada neste domingo (31/01). Por ser um formato estreante, ainda há dúvidas sobre as regras básicas e a dinâmica da avaliação.

Um dos principais questionamentos dos candidatos é se a prova será feita em casa. A resposta é não. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais da prova e, assim como no Enem impresso, levarem caneta esferográfica de cor preta; uma vez que a redação é manuscrita, e não digitada.

O uso da máscara também será obrigatório, por causa da pandemia. Segundo o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, haverá em média 25 candidatos por sala. Ou seja: é essencial se proteger da infecção.

Os demais protocolos contra o novo coronavírus também deverão ser respeitados, como o distanciamento entre as mesas, a disponibilização de álcool em gel e a ventilação natural no ambiente. Também será permitido que os participantes levem os seus próprios produtos, caso desejem. E também podem levar a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche.

Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem imprimir, na Página do Participante, a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.

Enem digital começa a ser aplicado neste domingo (31) — © Agência Brasil

Na edição digital, os participantes também não irão precisar pintar as bolinhas no gabarito, a qual foi a queixa de muitos. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e em seguida, só basta o participante salvar a resposta no computador, o que resultará em mais tempo para ele se dedicar à prova.

Segundo o Inep, também haverá computadores para todos. Inclusive, cada local de prova terá máquinas extras, que podem substituir as que apresentarem problemas. Se alguma quebrar, um técnico de informática, disponível na sala, avaliará a possibilidade de transferir o candidato para outro computador.

Para impedir a cola nos locais do exame, os computadores não terão acesso à internet e não lerão CDs ou dispositivos conectados por cabo USB. O candidato também não conseguirá usar programas de edição de texto, como Word ou calculadora.

No total, estão inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h (horário de Brasília). É recomendado que os participantes cheguem cedo no local do Enem digital, pois pode fazer toda diferença. Antes de começar o exame, eles terão que ler uma série de instruções na tela.

O Inep divulgou um tutorial sobre a prova: