Educação

Enem 2025: Prova volta a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio; inscrições começam na segunda-feira

Enem 2025: Prova volta a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio; inscrições começam na segunda-feira

Atualizado 9 meses atrás
As inscrições do Enem 2025 vão até 6 de junho Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
As inscrições do Enem 2025 vão até 6 de junho Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e trazem uma importante novidade: a partir desta edição, brasileiros com 18 anos ou mais poderão usar o resultado da prova para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. A possibilidade, que havia sido extinta em 2017, foi oficialmente retomada, segundo anunciou o Ministério da Educação (MEC).

Com a alteração, além de disputar vagas em universidades públicas, privadas e no exterior, os candidatos terão novamente a opção de usar o desempenho no Enem como meio para se certificar na educação básica. A mudança tem como objetivo valorizar o exame como instrumento de política pública e ampliar o acesso à certificação educacional, segundo destacou o MEC, ao publicar as novas diretrizes na última sexta-feira (25).

Como vai funcionar a certificação pelo Enem?

Para solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência, o participante deverá, já no ato da inscrição, indicar esse interesse. Além disso, será necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter no mínimo 18 anos na data da primeira prova;
  • Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • Alcançar pelo menos 500 pontos na redação.

Após a divulgação dos resultados, os interessados deverão procurar um Instituto Federal ou instituições estaduais que tenham acordo com o Inep, levando os documentos exigidos para solicitar o diploma.

Datas e detalhes das provas

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. No entanto, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, haverá uma alteração no cronograma devido à realização da COP 30. Nessas localidades, o exame acontecerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Alunos da rede pública terão pré-inscrição automática

Outra inovação é que, a partir desta edição, estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas terão suas inscrições pré-preenchidas automaticamente no sistema. Apesar disso, será obrigatório que cada aluno acesse a Página do Participante para confirmar os dados e escolher o idioma da prova.

“Essa é uma forma de simplificar o processo e estimular a participação dos concluintes da rede pública,” explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Período de inscrições

O prazo para se inscrever no Enem 2025 vai de 26 de maio até 6 de junho, exclusivamente no portal oficial do Inep.