O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 na noite desta sexta-feira (23). Além de definir o cronograma das provas e do período de inscrições, o documento trouxe uma novidade: a volta do certificado de conclusão do ensino médio por meio do exame, uma medida que não era aplicada desde 2016.
De acordo com o edital, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com inscrições abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Os resultados, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão divulgados até o décimo dia útil após o segundo dia de prova.
Certificação do ensino médio
A principal novidade anunciada pelo MEC é voltada para os jovens e adultos com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica. A partir de 2025, esses participantes poderão utilizar as notas do Enem para solicitar a certificação do ensino médio – retomando uma política que vigorou até 2016.
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a mudança em declaração pública ainda na sexta-feira, destacando a importância da inclusão educacional e a ampliação das funções do Enem como política pública. Segundo ele, a decisão tem como objetivo “resgatar o papel social do Enem, tornando-o novamente uma ferramenta de democratização da educação”.
Entre 2009 e 2016, o Enem era utilizado tanto como processo seletivo para o ensino superior quanto como meio de certificação para jovens e adultos. No entanto, em 2017, o MEC transferiu a atribuição de certificação exclusivamente para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), alegando que o Enem deveria se concentrar na sua função de acesso à universidade.
Com a mudança para 2025, o MEC ainda deve divulgar os critérios específicos de pontuação para obtenção do diploma. Historicamente, os candidatos precisavam atingir 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e pelo menos 500 na redação para garantir a certificação. A expectativa é de que essas metas sejam mantidas ou ajustadas nos próximos meses.
Calendário oficial
A aplicação do Enem 2025 ocorrerá em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, 9 de novembro, os candidatos responderão às provas de linguagens, ciências humanas e redação. Serão 40 questões de língua portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol, conforme opção do participante), 45 de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e a temida redação dissertativo-argumentativa.
Já no segundo dia, 16 de novembro, o foco será nas áreas de matemática e ciências da natureza, com 45 questões de cada disciplina. Assim como em anos anteriores, o exame segue cobrindo um conjunto amplo de habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigindo leitura crítica, interpretação de textos, resolução de problemas e conhecimento interdisciplinar.
Acesso ao ensino superior
Além da nova função de certificação, o Enem continua sendo o principal meio de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil. As notas obtidas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ampliando as possibilidades de ingresso em instituições de ensino superior.
