publicidade
publicidade
Educação

Encerra hoje prazo de inscrição no Fies e matrícula no ProUni

Quem optou pelo ProUni, deve comparecer na instituição para fazer a matrícula

Publicado: | Atualizado em 14/02/2019 09:45


Quem optou pelo ProUni, deve comparecer na instituição para fazer a matrícula (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)
Quem optou pelo ProUni, deve comparecer na instituição para fazer a matrícula (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

Educação – Encerra nesta quinta-feira (14), o prazo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a matrícula no Programa Universidade para Todos (ProUni) para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ProUni – Os alunos que foram selecionados na primeira chamada do ProUni, devem comparecer até hoje nas instituições de ensino superior para realizarem a matrícula. O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 6.

Os estudantes devem comparecer às instituições com os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. Cabe aos candidatos verificarem os horários e o local de comparecimento para a comprovação das informações. A lista da documentação necessária está disponível na internet.

Algumas instituições podem exigir dos candidatos aprovados que façam uma prova. Os estudantes devem verificar, no momento da inscrição, se a instituição vai aplicar processo seletivo próprio. As instituições que optarem por processo próprio devem explicar o procedimento formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do ProUni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino serão feitos entre os dias 6 e 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada. Caso o estudante não compareça no prazo estipulado, ele será reprovado.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada poderão ainda ser aprovados na segunda, que será divulgada no dia 20 de fevereiro. Haverá também uma terceira chance. Quem não for escolhido pode integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Inscrições

Ao todo, 946.979 candidatos se inscreveram na primeira edição do ProUni deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição, são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa. Podem participar estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas, sem zerar a redação. O candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%).

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Fies – Termina hoje (14) o prazo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos devem acessar o site do Fies para tentar uma vaga no programa, que financia cursos superiores em instituições privadas.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies.

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Na hora da inscrição, é possível escolher até três opções de curso entre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, que também é escolhido pelo estudante de acordo com o perfil e interesse.

+ Notas do Enem estarão disponíveis na próxima sexta-feira (18)

Modalidades

O Fies oferece duas modalidades. A primeira é o financiamento com juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

A segunda é a denominada P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Cronograma

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Na página do programa está disponível uma sessão de perguntas e respostas.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies deverão acessar o FiesSeleção e complementar a inscrição para contratação do financiamento no sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

*Agência Brasil
veja também

Universidade Federal de Alagoas | © Reprodução
Educação
Inscrições do SISU para UFAL se encerram nesta sexta (1)

Na última terça (28/6), a UFAL havia liberado mais de 2 mil vagas em 72 cursos de graduação presenciais.


Neto Cavalcante | © Alyson Santos
União dos Palmares
Vereador Netinho e Grupo Caravela ofertam mais de 20 cursos EAD em União

Serão ofertados mais de 20 cursos profissionalizantes para a população palmarina.


Cartão Escola 10 | © Thiago Ataíde
Educação
Veja quem recebe a última parcela do Cartão Escola 10 do mês de junho

O benefício foi criado como um incentivo aos estudantes alagoanos da rede pública estadual de Alagoas. Veja quem recebe.


Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar | © Reprodução
Educação
Escola Jorge de Lima conquista 3º lugar no Concurso de Quadrilhas da Seduc

Em sua primeira participação no evento os alunos da escola obtiveram êxito com o tema "Fulô de Jorge", alcançando o 3º lugar do pódio.


Prefeitura de Maceió | © Assessoria
Maceió
Maceió: Escolas da rede municipal de ensino entram em recesso

Durante o período, demais servidores estarão realizando atividades nas unidades de ensino.