Educação

Encceja 2020: Inscrições vão até o dia 22 de janeiro; veja como fazer

Interessados podem se inscrever na página oficial do exame até o dia 22 de janeiro. A prova está marcada para 25 de abril.

Publicado:


Interessados podem se inscrever no Encceja 2020 até o dia 22 — © Arquivo/Agência Brasil
Interessados podem se inscrever no Encceja 2020 até o dia 22 — © Arquivo/Agência Brasil

Tiveram início na última segunda-feira (11/01), às 18h, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Interessados podem se inscrever na página oficial do exame até o fim do dia 22 de janeiro.

A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio.

O Encceja acontece no dia 25 de abril, domingo, nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e da tarde (das 15h30 às 20h30). O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Vale lembrar que quem fez a inscrição para a edição de 2019, faltou a prova e não apresentou justificativa, terá que pagar R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar as provas novamente. O período para fazer a justificativa terminou no dia 20 de dezembro.

O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

O Inep aplicará o Encceja 2020, no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal — © Reprodução

O Inep aplicará o Encceja 2020, no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal — © Reprodução

Acesso

Após realizar a inscrição, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição.

O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.

 

Leia mais notícias em BR104 e siga nossas páginas no Facebook e no Instagram. Envie informações à Redação do Portal BR104 por WhatsApp pelo telefone (82) 99638-0719.

Assuntos

EnccejaProva

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Alunos da Escola Municipal Luiza Suruagy assistiram atentamente as orientações sobre primeiros socorros | @ Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Educação
Projeto Samu nas Escolas contempla mais uma unidade escolar em Maceió

Situada no bairro Ouro Preto, a Escola Municipal Luiza Suruagy conta com alunos de que vão do 1º ao 5º ano


Enem | © Reprodução
Educação
Enem 2024: estudantes podem solicitar isenção de taxa até sexta-feira (26)

Para fazer o pedido, os candidatos devem acessar a Página do Participante, com o Login Único do Gov.br.


Rede estadual já contabiliza consideráveis avanços no ensino indígena, inclusive, em todos os níveis da educação básica | @ Thiago Athaíde e Valdir Rocha
Educação
Seduc comemora avanços nos 20 anos de educação escolar indígena em Alagoas

Infraestrutura escolar recebeu especial atenção do Governo de Alagoas; contratação de profissionais e qualidade político-pedagógica também são destaque


Enem | © Reprodução
Educação
Enem 2024: estudantes podem solicitar isenção de taxa a partir de hoje

O período para a solicitação vai até o dia 26 de abril.


Ações trabalham o socioemocional dos estudantes na rede estadual de ensino | @ Cortesia
Educação
Educação de Alagoas promove atividades de combate e denúncia do bullying

Ações são impulsionadas pelos psicólogos e assistentes sociais do Núcleo Estratégico de Acompanhamento PsicoSocioassistencial que atuam no Programa Coração de Estudante