Edital do Sisu 2024 é divulgado com novas regras; saiba quais

Para se inscrever no programa, é obrigatório que os candidatos tenham feito o último Enem.

Inscrições para o Sisu — © William Costa/Portal Amazônia

Inscrições para o Sisu — © William Costa/Portal Amazônia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 nesta sexta-feira (29/12), com novas regras, datas e orientações para os candidatos que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio do Sisu, estudantes conseguem ingressar em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sejam elas federais ou estaduais, além de institutos federais e centros tecnológicos.

Para se inscrever no programa, é obrigatório que os candidatos tenham feito o Enem, pois é por meio das notas tiradas no exame que eles são selecionados para os cursos de graduação. Tais notas serão divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024.

As inscrições para o Sisu iniciam no dia 22 de janeiro e terminam no dia 25. A primeira chamada será divulgada no dia 30.

Os candidatos que forem aprovados nos cursos de graduação de universidades terão do dia 1º a 7 de fevereiro para se matricularem.

No documento publicado pelo MEC, também constam algumas mudanças. A partir do próximo ano, o programa terá apenas uma edição anual. Antes, eram duas edições.

Outra mudança se refere às cotas. Dessa vez, em um primeiro momento, nenhum candidato poderá usá-las. Todos os estudantes deverão concorrer às vagas de ampla concorrência.

Para se enquadrar nas cotas socioeconômicas, os candidatos devem possuir uma renda de no máximo um salário-mínimo por pessoa na casa em que moram. Outra novidade é que os quilombolas foram incluídos no sistema de cotas.

Desse modo, além do MEC, ministérios como da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, Povos Indígenas e a Secretaria Geral da Presidência da República farão o monitoramento da política de cotas.

Para ter acesso ao Edital do Sisu 2024 clique aqui.