Damares Alves treinou exército de conselheiros tutelares contra violência doméstica

O treinamento aconteceu nesta segunda-feira (13) de forma remota

Ministra Damares Alves

Ministra Damares Alves

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realizou o treinamento de mais de 1400conselheiros tutelares de todo o país, nesta segunda-feira (13), em parceria com o Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT).

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).

A proposta da aula realizada remotamente através de uma live, foi de tratar da utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), e sobretudo, atualizar os conselheiros sobre as ações estratégicas da SNDCA com relação a proteção integral de crianças e adolescentes durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para o titular da SNDCA, Maurício Cunha, a formação online foi eficiente e teve grande adesão. “O evento foi um sucesso e contou com a participação ativa de cerca de 1,4 mil conselheiros tutelares de todo o país”, destacou o secretário.

“Em tempos de isolamento social, a transmissão ao vivo mostrou-se um canal efetivo para fazer chegar em larga escala e em curto espaço de tempo as recomendações do ministério para esse período”, explicou o coordenador técnico nacional do sistema e responsável pela aula, Antonio Claudio Lima da Silva.

SIPIA

O SIPIA é o sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselhos tutelares, são os responsáveis por receber as denúncias, preencher o sistema e providenciar as medidas que levem à efetividade do direito.