Educação

Após prorrogação de inscrição no Sisu, MEC adia inscrições do ProUni e do Fies

As alterações foram publicadas nessa sexta-feira (25), no Diário Oficial da União

Publicado: | Atualizado em 26/01/2019 11:56


As alterações foram publicadas nessa sexta-feira (25), no Diário Oficial da União (Crédito: Agência Brasil)
As alterações foram publicadas nessa sexta-feira (25), no Diário Oficial da União (Crédito: Agência Brasil)

Educação – O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nessa sexta-feira (25), no Diário Oficial da União, o adiamento para o período de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O MEC também já havia prorrogado o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Conforme o órgão, as inscrições para o ProUni, que teriam início no próximo dia 29, foram adiadas para o dia 31. Os estudantes poderão se inscrever, pela internet até o dia 3 de fevereiro. Com relação ao Fies, as inscrições ficarão abertas de 7 a 14 de fevereiro. O prazo anterior era de 5 a 12 de fevereiro.

ProUni

As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser realizados entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.

Fies

A página FiesSeleção ficará disponível para inscrição dos candidatos de 7 a 14 de fevereiro. O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidade Fies e P-Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies, deverão acessar o FiesSeleção, e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

+ Notas do Enem estarão disponíveis na próxima sexta-feira (18)

Sisu

No Diário Oficial, foram publicadas também alterações no Sisu. As inscrições, conforme anunciado ontem (24) pelo MEC, poderão ser feitas até domingo (27). Isso ocorreu devido à dificuldade relatada pelos estudantes em acessar o sistema, que apresentava lentidão desde o início da semana.

Além da inscrição, o MEC adiou em um dia o período de adesão à lista de espera, que agora é de 29 de janeiro a 5 de fevereiro. A divulgação do resultado está mantido no dia 28 de janeiro, assim como o período de matrícula, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Todos os programas usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos. O ProUni oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares de ensino. O Fies financia os estudos também em instituições privadas. Já o Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.

*com Agência Brasil

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

ProUni | © Deiviane Linhares/ Metrópoles
Educação
Inscrições para o ProUni começam hoje e vão até sexta-feira (26)

Os interessados devem se inscrever no portal Acesso Único, usando o login gov.br.


Rafael de Lima Silva | @ Ascom Uneal
Educação
Pesquisador da Uneal recebe Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal

Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Vai ter pagamento do Pé-de-Meia em julho? Saiba mais

O benefício do programa tem o objetivo de proporcionar uma poupança para os alunos do ensino médio em escolas públicas.


Universidade Federal de Alagoas (Ufal) | © Assessoria
Educação
Estudantes têm até hoje para se inscrever em vagas remanescentes da Ufal

Quem fez o Enem de 2014 a 2023 pode participar do processo de inscrição, através do Sisu.


Plano reúne diretrizes para políticas públicas em Educação | @ Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Educação
Educação de Alagoas avança e bate metas de plano nacional

Em 10 anos, estado obteve resultados significativos na oferta de ensino integral, ampliando o acesso à educação básica, elevando a escolaridade e fortalecendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA)