O empreendedor Adeilto Lima alcançou destaque com sua startup “Sabores do Quilombo“, conquistando a 29ª colocação em um edital público do Programa Startup NE, que contou com a participação de 286 projetos inovadores. Lima apresentou um dos projetos mais inovadores da competição, ao desenvolver uma linha nutracêutica de produtos alimentícios à base de fibra de caju fortificados com própolis vermelha e marrom de Alagoas, além de outros bioprodutos da biodiversidade alagoana.
Com uma visão ousada e habilidades em networking e articulação, Adeilto Lima conseguiu conectar universidades, parceiros e pequenos produtores para dar vida a um produto funcional que combina inovação e sustentabilidade. A startup utiliza insumos tecnológicos resultantes de anos de pesquisas, aproveitando resíduos da cadeia produtiva do caju, promovendo a saúde e o bem-estar do consumidor.
Os biscoitos da linha “Sabores do Quilombo” são ricos em fibras da fibra de caju desidratada, auxiliando na digestão, no controle glicêmico e na redução do colesterol. Além disso, os bioprodutos de própolis agregam poderosos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças.
O projeto também desempenha um papel importante no fortalecimento da economia regional, ao incentivar o uso completo do caju e dos bioprodutos alagoanos, beneficiando pequenos produtores locais. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Laboratório de Farmácia liderado pelo Prof. Dr. Ticiano Nascimento, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o Laboratório de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Medicamentos (LITE), coordenado pelo Prof. Dr. Lívio Cesar.
O Startup NE, programa do SEBRAE e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de startups que promovem inovação tecnológica e social. “Sabores do Quilombo” surge como um projeto tecnicamente viável e comercialmente promissor, em um mercado crescente de alimentos funcionais.