Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

A primeira parcela será paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio e corresponderá a 50% do valor do benefício.

Imagem de dinheiro | © Reprodução

Imagem de dinheiro | © Reprodução

O Governo Federal aprovou, na última semana, a antecipação do 13° salário para pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o benefício deve ser pago em duas parcelas entre os meses de abril e junho.

Segundo o governo, apenas os contribuintes do INSS, que recebem algum benefício previdenciário, poderão receber o abono salarial. Nesse caso, os pagamentos que contam com 13° salário do INSS são pensão por morte, aposentadoria, acidente e reclusão, salário maternidade e auxílio doença.

Os critérios também afirmam que o abono salarial é correspondente aos pagamentos mensais dos segurados. Isso significa que a primeira parcela é igual a metade dessa quantia, enquanto a segunda tem descontos do Imposto de Renda para aqueles que precisam custear essa taxa.

Além disso, os beneficiários que começaram a receber suas aposentadorias no ano de 2022, também terão acesso ao 13º salário.

A primeira parcela será paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio. Já a segunda parcela está prevista para ser paga entre os dias 25 de maio e 7 de junho.