Pix: Veja como evitar golpes em novo sistema de pagamentos

Segundo o Banco Central, o Pix é seguro. Entretanto, é importante que o consumidor esteja atento, caso receba algum contato via aplicativo.

Novo sistema de pagamento instantâneo do Banco central entra em funcionamento — © Tallyta Marques/Procon-AL

Novo sistema de pagamento instantâneo do Banco central entra em funcionamento — © Tallyta Marques/Procon-AL

O Banco Central do Brasil (Bacen) lançou, na última segunda-feira (16/11), o Pix, uma nova modalidade de pagamento e transferência, sem custos, limite de valores e de forma instantânea, para qualquer banco ou fintech, a qualquer hora do dia e da semana.

Devido à imensa adesão, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) alerta para golpes cometidos por cibercriminosos, que usam o nome da ferramenta para conseguir dados pessoais e bancários dos consumidores, com o objetivo de efetuar fraudes e roubar senhas.

O Pix não é um aplicativo. Ele é um sistema que será integrado aos demais aplicativos de pagamentos de bancos, fintechs, cooperativas e carteiras digitais, que já foram regularizadas pelo Banco Central para oferecer o Pix. A ferramenta é considerada segura pelo Bacen.

O diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio, explica que formas comuns de golpes são a instalação, nos celulares ou computadores das vítimas, de softwares maliciosos que sequestram os dados do usuário, além do envio de links que direcionam o indivíduo a uma página idêntica à do banco solicitando os dados.

“Com isso, os criminosos podem ter acesso ao sistema e se cadastrar no PIX. É importante evitar clicar em links recebidos por SMS, e-mail e WhatsApp, sendo altamente recomendável que o consumidor somente tente o cadastro por meio do aplicativo ou site oficial do seu banco”, completa.

Daniel ressalta que o cadastro no Pix não precisa de intermediários para ser feito, portanto o usuário não deve informar seus dados a terceiros. Ele recomenda buscar ajuda de alguma pessoa de confiança que já tenha feito o procedimento ou mesmo que entre em contato diretamente com o seu banco para tirar dúvidas.

Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações os consumidores podem entrar em contato por meio de ligações gratuitas para o número 151, por mensagens através do WhatsApp: 9 8876-8297 ou pelo site procon.al.gov.br.

PIX é a nova modalidade de pagamentos instantâneos anunciada pelo Banco Central — © Reprodução