PIX limita valores de transferência em até R$ 1 mil no período noturno; entenda

A medida foi estabelecida pelo Banco Central, que pretende diminuir a quantidade de fraudes registrados nas operações do sistema de transferência instantâneo.

Sistema Pix – © Leonidas Santana

Sistema Pix – © Leonidas Santana

A nova alteração na operação do sistema PIX, apresentada pelo Banco Central, passa a valer a partir desta segunda-feira (04/10) para todos os brasileiros. Trata-se do valor de transferência e pagamento reduzido para R$ 1 mil, entre os horários das 20h às 6h.

A medida havia sido apresentada pelo banco em setembro e tem o objetivo de coibir casos de fraudes, sequestros e roubos que vinham sendo registrados constantemente durante esse horário. Vale lembrar que, as contas de pessoas jurídicas (empresariais) permanecem sem alteração.

A restrição vale tanto para transações via Pix quanto para qualquer outro meio de pagamento, como: transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos, além de compras com cartões de débitos.

As novas medidas de segurança ampliadas pelo Banco Central para o sistema de pagamento entram em vigor no dia 16 de novembro de 2021.

Uma das mudanças apresentadas é o bloqueio de transferência via Pix entre pessoas físicas por até 72 horas, caso exista a possibilidade da conta beneficiada com a transferência ser utilizada para fraudes.