Petrobras anuncia nova redução no preço do gás vendido as refinarias

Essa diminuição faz parte de uma atualização trimestral prevista em contrato e acumula uma redução de aproximadamente 25% no ano.

Petrobras – © Reprodução

Petrobras – © Reprodução

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira (19/7) que o preço do gás natural vendido às distribuidoras sofrerá uma redução média de 7,1% a partir do dia 1º de agosto. Essa diminuição faz parte de uma atualização trimestral prevista em contrato e acumula uma redução de aproximadamente 25% no ano.

A variação nos preços do gás natural está diretamente ligada às oscilações do barril de petróleo Brent, da taxa de câmbio, do suprimento de distribuidoras, das margens de lucro e dos tributos federais e estaduais, de acordo com a Petrobras.

Os contratos firmados entre a Petrobras e as distribuidoras estipulam atualizações trimestrais nos preços do gás natural, levando em consideração as variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. No trimestre em questão, o preço do petróleo teve uma queda de 3,8% e a taxa de câmbio apreciou 4,8%.

É importante destacar que o preço final do gás natural para o consumidor não é determinado somente pela Petrobras, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens de lucro e pelos tributos federais e estaduais.

Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, seguindo a legislação e a regulação específicas. A Petrobras reforça que essa atualização anunciada não se aplica ao preço do GLP (gás de cozinha), seja envasado em botijões ou vendido a granel.