Meu Auxílio Emergencial foi negado, e agora? Saiba como recorrer

Se o seu Auxílio Emergencial foi negado, saiba que é possível contestar o resultado da análise

Auxílio emergencial

Auxílio emergencial

Mais de 22 milhões de brasileiros inscritos no CadÚnico, não foram habilitados pelo governo federal para receberem o Auxílio Emergencial. Cerca de 3,5 milhões dos trabalhadores informais que fizeram o cadastro, tiveram o auxílio negado, e cerca de 11 milhões de brasileiros ainda aguardam o processamento da revisão cadastral, segundo dados do Dataprev.

Dessa forma, é possível que muitas pessoas que de fato possuem o direito Auxílio Emergencial não tenham sido contempladas. Para essa razão, o governo federal criou a possibilidade de que o indivíduo que se sentiu prejudicado possa recorrer.

Para que seja feito um novo pedido de análise, ou contestação da negação ao auxílio, é possível usar o mesmo aplicativo usado para o primeiro cadastro.

Você pode acessar o aplicativo (clicando aqui).

As milhões de solicitações que ainda aguardam o resultado da análise, serão informados sobre o resultado essa semana, conforme anunciou o Dataprev. Dessa forma, a Caixa será informada dos cadastros reprovados, e já começará a cadastrar as contestações.

Dados inconclusos

Existe uma modalidade de resultado da análise que deixou muita gente de fora do auxílio. Trata-se dos  “dados inconclusivos”, caso apareça essa informação como resultado do seu cadastro, basta refazê-lo, observando os dados abaixo:

Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum dependente;
Falta de inserção da informação de sexo;
Inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento;
Divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.

Benefício não aprovado

Caso a resposta da análise seja “benefício não aprovado”, basta contestar através do próprio aplicativo, ou solicitar um novo cadastro.