Maio não terá pagamento do Auxílio-gás; saiba mais

O benefício não foi cancelado, apenas houve uma pausa nos pagamentos. O valor do Auxílio-gás é calculado com base no preço do botijão de gás.

Vale-gás | © Luoman/Getty Images

Vale-gás | © Luoman/Getty Images

Na próxima semana, a Caixa Econômica Federal irá liberar mais um pagamento do Auxílio Brasil. Entretanto, desta vez, o Vale-gás ficará de fora.

O governo já adiantou que não fará pagamentos neste mês referente ao Auxílio-gás, que é um benefício que garante 50% do valor do gás de cozinha.

No entanto, vale lembrar que não houve cancelamento do benefício, apenas uma pausa no pagamento. O orçamento definido pelo governo para bancar a ajuda prevê somente 6 pagamentos no ano.

O valor do Auxílio gás é calculado a cada novo pagamento pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com a lei que instituiu o programa, a agência fará o reajuste no valor do benefício considerando a média de preço do botijão de gás no país nos seis meses anteriores.

Neste mês, o preço médio do gás no Brasil é de R$ 113, segundo a ANP. Como a lei que rege o vale-gás nacional estipula uma ajuda de pelo menos 50% do valor do botijão, o valor a receber em maio seria de R$ 56, caso tivesse pagamento.