Golpe do FGTS atinge mais de 100 mil pessoas em dois dias

Trabalhadores só devem buscar informações em sites oficiais da Caixa Econômica

Golpe do FGTS atinge mais de 100 mil pessoas em dois dias — © Internet

Golpe do FGTS atinge mais de 100 mil pessoas em dois dias — © Internet

Economia — Por meio de mensagens no WhatsApp, SMS e e-mails falsos hackers, aparecem novamente com novo golpe do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), nas plataformas digitais. A intensão dos cibercriminosos é coletar informações dos usuários para obter acesso ao beneficio com os dados coletados.

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente a liberação de R$ 500 das contas ativas e inativas para saque. O anuncio teria motivado os criminosos a articularem o golpe cibernético e roubar os dados de usuários desavisados, tendo acesso aos benefícios.

O serviço especializado da PSafe, informou que cerca de 100 mil pessoas foram alvo dos criminosos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, em apenas dois dias. No entanto, o crime não está circulando apenas no aplicativo mensageiro, a indícios de que beneficiários também estão sendo vítimas através de e-mails e SMS.

Nos e-mails os criminosos utilizam as seguintes perguntas: “Deseja sacar todo seu FGTS?” ou “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?“, esclarece o site InforMoney.

+ Correios de Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado

Como se prevenir

Em primeiro lugar, vale considerar a informa de que a Caixa Econômica Federal não envia mensagens com endereços de links pedindo informações dos dados de seus correntistas. Desta forma o usuário já deve excluir quaisquer tipo de mensagens recebidas advindas de links suspeitos.

Por meio de nota a Caixa informou que tem seus próprios pontos de atendimento como também sites e aplicativos oficiais, para orientação dos trabalhadores.

A Caixa Econômica Federal esclarece que não envia mensagens sobre saques das contas vinculada ao FGTS ou que solicite senhas, dados ou informações pessoais do trabalhador. O banco orienta que os trabalhadores busquem informações sobre FGTS disponíveis nos canais oficiais da CAIXA, na internet, no endereço (www.fgts.caixa.gov.br), no APP FGTS ou no telefone 0800-726-0207, ou em suas agências. A CAIXA alerta os trabalhadores contra golpes e informa que não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp”.