Economia

Fecomércio aponta para estabilidade no número de contratações temporárias em 2019

Segundo a Fecomércio, as festas de final de ano devem disponibilizar 1.400 vagas para contratações temporárias no varejo alagoano

Publicado:


Segundo a Fecomércio, as festas de final de ano devem disponibilizar 1.400 vagas para contratações temporárias no varejo alagoano — © Divulgação
Segundo a Fecomércio, as festas de final de ano devem disponibilizar 1.400 vagas para contratações temporárias no varejo alagoano — © Divulgação

Alagoas — Mesmo com sinais ainda pouco promissores de melhora no cenário econômico, o Instituto Fecomércio aponta para uma estabilidade no número de contratação de funcionários temporários em relação ao mesmo período do ano passado. As festas de final de ano devem disponibilizar 1.400 vagas para contratações temporárias no varejo alagoano.

Fruto da análise realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de contratações temporárias supera os anos de depressão econômica registrados entre 2014 a 2017, mesmo que sejam os mesmos em 2018 e 2019.

“O que de certa forma pode ser considerado positivo, pois a contratação de temporários ajudará a injetar renda e consumo na economia do Estado”, explica o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, acrescentando que a timidez nas contratações é explicada pelo comportamento do comércio varejista este ano.

Conforme a pesquisa mensal do setor, divulgada pelo IBGE, as vendas caíram 3%, entre janeiro a agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. No mesmo período, o setor de comércio do Estado desempregou cerca de 2.036 pessoas, demonstrando que a economia ainda está frágil.

+ Instagram disponibiliza nova atualização e foca no comércio através da plataforma

“Não podemos deixar de enxergar de forma positiva o nível de contratação de temporários repetir o ano anterior e ser maior do que nos piores anos de crise econômica do país”, reforça Felippe, ao mesmo tempo em que ressalta que mesmo com a pouca estabilidade, a projeção de crescimento do faturamento do setor no Natal é de alta de 0,2%.

“O que podemos considerar como crescimento nulo ou estagnado. O Natal alagoano deverá movimentar cerca de R$ 313,7 milhões”, estima o assessor.

*com informações da assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

INSS | © Reprodução
Economia
INSS antecipa para hoje pagamento do décimo terceiro para aposentados e pensionistas

Os pagamentos são feitos de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) dos segurados.


INSS | © Reprodução
Economia
INSS: Saiba quando será paga a segunda parcela do 13º salário

Os segurados podem consultar os extratos de pagamento e outras informações relevantes através do aplicativo do INSS ou pelo site Meu INSS.


Lula em Adis Abeba, na Etiópia | © Ricardo Stuckert/PR
Economia
ProCred 360: Lula lança linha de crédito para mulheres inscritas no CadÚnico e microempresas

Um programa de microcrédito voltado para aqueles inscritos no Cadastro Único, fornecendo apoio financeiro para famílias de baixa renda


Lula em Adis Abeba, na Etiópia | © Ricardo Stuckert/PR
Economia
Lula “bate o martelo” e define novo salário mínimo; veja o valor

Este valor representa um reajuste de 6,37% sobre o piso atual de R$ 1.412


PIS Pasep | © Reprodução
Economia
Nascidos em março e abril recebem abono do PIS/Pasep nesta segunda-feira

Os valores pagos aos beneficiários variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base.