A partir de segunda-feira (20/11), a segunda etapa do projeto Desenrola Brasil entra em vigor, oferecendo uma oportunidade inédita para renegociação de dívidas. Este programa governamental, uma iniciativa para reabilitar a saúde financeira dos cidadãos, permite agora o parcelamento de débitos de até R$ 20 mil.
O alcance do programa se estende a dívidas acumuladas entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, incluindo tanto obrigações bancárias quanto outros tipos de débitos, como contas de serviços essenciais e dívidas com o comércio varejista.
Desde seu lançamento em julho, o Desenrola Brasil já beneficiou aproximadamente 2,7 milhões de brasileiros, negociando mais de R$ 20 bilhões em dívidas. Em média, os descontos concedidos nas dívidas chegam a 83%, podendo alcançar até 99% em alguns casos.
O governo federal também marcou para esta quarta-feira (22) o “Dia D – Mutirão Desenrola”, uma iniciativa especial na qual as instituições bancárias estenderão o horário de funcionamento de algumas de suas agências, seguindo suas políticas internas. Esse esforço conjunto visa aumentar a participação no programa e facilitar o acesso da população a esses benefícios.
O Ministério da Fazenda destacou que essa mobilização envolve uma colaboração com bancos tanto privados quanto estatais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além de outras entidades credoras. As equipes responsáveis pela comunicação e pelas mídias digitais dessas instituições foram especialmente treinadas para fornecer informações claras e precisas sobre o programa aos cidadãos.
Para garantir a segurança no processo de renegociação, o governo enfatiza que todas as negociações devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma oficial do Desenrola, acessível pelo portal gov.br. Alerta-se contra golpes, pois mensagens por celular, redes sociais ou e-mails podem levar a sites fraudulentos ou à instalação de vírus.
Os interessados em participar do programa que ainda não possuem cadastro no portal gov.br precisarão criar um para poder renegociar suas dívidas. Além disso, apenas usuários com cadastro nos níveis ouro ou prata terão acesso à renegociação, sendo o nível bronze o inicial. Portanto, para se qualificar para o Desenrola, os cidadãos devem seguir procedimentos específicos disponíveis no portal gov.br para elevar o nível de seu cadastro.
A abordagem do governo é clara: o processo de renegociação de dívidas no âmbito do Desenrola deve ser feito unicamente através da plataforma designada para esse fim.