Decreto autoriza antecipação do 13º salário para aposentados; veja datas

O documento que autoriza a antecipação do abono salarial foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU); o pagamento será feito em duas parcelas.

Governo autoriza antecipação do 13º para aposentados — © Reprodução/Santos Bancário

Governo autoriza antecipação do 13º para aposentados — © Reprodução/Santos Bancário

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, nesta terça-feira (04/05), um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário para segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Segundo o Ministério da Economia, a medida tem como objetivo incrementar a renda dos beneficiários que tem direito ao abono salarial, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia do novo coronavírus.

O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira – correspondente a 50% do benefício devido no mês de maio de 2021 – será paga entre os dias 25 deste mês e 8 de junho. Já a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho. Em geral, o crédito ocorre em agosto e novembro.

O documento que autoriza a antecipação do abono foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). Vale ressaltar que, a maioria dos dos contemplados são pessoas idosas, doentes ou inválidas, grupo considerado mais vulnerável à Covid-19.

Veja o calendário de pagamento:

Benefícios até um salário mínimo — © Reprodução

Benefícios acima de um salário mínimo — © Reprodução

*Com Governo Federal