Mais de 440 mil empresas que aderiram ao Simples Nacional podem ser excluídas do sistema de tributação por inadimplência. Elas foram notificadas em setembro de 2021 sobre a necessidade de regularizar todas as pendências, para evitar ficar fora do Simples, mas a imensa maioria ainda não negociou seus débitos.
As empresas foram notificadas por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), e através de relatórios detalhados, receberam todas as informações sobre os respectivos débitos e de como quitar as dívidas.
De acordo com a Receita Federal, a empresa notificada precisa negociar a dívida em até 30 dias, a contar da data de notificação. A partir dos 30 dias, ela seguirá para uma lista de outras empresas devedoras que serão excluídas do Simples Nacional.
A exclusão das empresas inadimplentes está prevista para acontecer no dia 1 de janeiro de 2022.
Como pagar o débito do Simples Nacional
Além de pagar toda a dívida à vista, a empresa optante pelo Simples Nacional pode pagar os débitos de forma parcelada. Especialistas em contabilidade recomendam que as empresas façam uma análise em suas contas, antes de escolherem a opção de parcelamento que mais lhe interessam, isso porque depois que optarem pelo parcelamento, a as mesmas não poderão falhar no pagamento.
A negociação pode ser feita através do Portal do Simples Nacional. Basta acessar por meio do código de acesso ou certificado digital, e você verá a notificação informando sobre a necessidade de pagamento da dívida. O débito pode ser parcelado em até 60 meses.
