Como aumentar o Score?

O seu nome está limpo e mesmo assim você não consegue um financiamento para comprar aquele carro ou fazer aquela viagem dos sonhos? Provavelmente, o seu Score está baixo.

Portal do Serasa (Foto: Reprodução do site do Serasa)

Portal do Serasa (Foto: Reprodução do site do Serasa)

O seu nome está limpo e mesmo assim você não consegue um financiamento para comprar aquele carro ou fazer aquela viagem dos sonhos? Se sim, provavelmente, o seu Score está baixo e isso pode dificultar o seu recebimento de um novo crédito ou financiamento. Diante disso, se faz necessário que você entenda os fatores que influenciam o seu Score no mercado, pois é ele que vai definir se você merece ou não crédito nas instituições bancárias.

O mercado classifica as pessoas conforme o seu histórico de bom ou ruim pagador em três níveis: Baixo, Médio e Alto. O Baixo significa que você tem poucas chances de dá calote, o Médio significa “atenção”, e o Alto, que existe grandes chances de você não pagar as suas dívidas, o que te deixaria com o nome “sujo” e mal visto pelas instituições de crédito.

Aí você pensa: “Ok, mas eu não tenho nome sujo tampouco fico usando cartão de crédito ou parcelando as faturas, e mesmo assim não consigo um bom financiamento ou um crédito grande nos bancos”. É importante frisar que o seu nível de Score não é a única forma de analisar o seu perfil, pois os bancos possuem também suas formas próprias de analisar os seu futuros clientes.

Segundo o manual do Serasa, “não é apenas o seu Score que define se você vai ter crédito aprovado ou não. Cada instituição financeira possui regras e políticas internas para decidir se concederão crédito caso a caso. Por isso, você pode encontrar diferentes condições ao buscar crédito em mais de uma empresa”.

Para você descobrir o seu perfil perante as instituições financeiras, basta acessar o site do Serasa e fazer o seu cadastro. Lá você vai encontrar todas as informações disponíveis, além de encontrar dicas e sugestões de cartão de crédito e como aumentar o seu Score. Legal, né?

Veja agora as dicas que o BR104 preparou para você aumentar as suas chances de conseguir um Score alto e ser bem visto pelas instituições financeiras.

1. Atualize seus dados no Serasa

Essa dica é fácil. Basta manter seus dados pessoais sempre atualizados no Serasa. Quanto mais completas forem as informações básicas sobre você, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro. Portanto, vai lá e atualize as suas informações. Caso não tenha cadastro, corre lá e faz.

2. Pague suas contas em dia

Outra dica super fácil. Você precisa manter as contas em dia. Se planeje bem financeiramente para não sair comprando qualquer coisa. Afinal, quem vai emprestar dinheiro para alguém endividado?

3. Mantenha seu nome Limpo

Se você também acredita que o ano só começa depois do Carnaval, é hora de colocar tudo em ordem. A primeira medida para aumentar o seu Score é limpar o nome e se manter assim. Fique atento aos “feirões” que empresas e instituições financeiras fazem para ajudar os endividados a pagarem as dívidas!

4. Ter muitos Cartões de crédito é ruim

Não é recomendável você possuir vários cartões de crédito de instituições financeiras diferentes. Segundo alguns especialistas, o mercado não vê isso com bons olhos. Alguns afirmam que as instituições enxergam tal atitude como inicio de uma pessoa endividada e que pode dá calote a longo prazo. Além disso, pedir vários cartões fazem o seu Score diminuir.

5. Possuir boas relações com os Bancos

Conforme alguns especialistas, a sua relação com os bancos também pode influenciar no seu Score, pois eles normalmente mandam dados sobre os clientes para o Serasa. Sendo assim, escolha um banco e seja fiel a ele. Cumpra seus compromissos com a instituição, pois essa relação vai render bons frutos a longo prazo.